Produto educacional desafio do mestrado profissional em educação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Como se relacionam a elaboração de dissertação e produto educacional no processo do Mestrado Profissional em Educação (MPE)? Este relato reflexivo apresenta a experiência dos orientadores da Linha Educação Matemática do Promestre, mestrado profissional vinculado à área de Educação da Capes. No processo seletivo deste MPE, incentiva-se que os candidatos apresentem reflexões sobre suas práticas e destaquem desafios como problema de pesquisa. Ao final, o mestrando deve apresentar dissertação e produto educacional, sendo que este será um resultado concreto diante do desafio apresentado. No início, esperava-se que a pesquisa realizada conduzisse naturalmente à elaboração de produto educacional como um desdobramento, mas isto não ocorria, ficando, muitas vezes, o produto elaborado às pressas ao final e, por vezes, desvinculado do estudo realizado, da própria dissertação. As reflexões sobre a experiência mostram que a elaboração de um produto educacional necessita intencionalidade na orientação, já nos procedimentos metodológicos. Foi feita a escolha por um trabalho de orientação coletiva e, entre os procedimentos, a pesquisa-ensino. Relata-se quatro trabalhos desenvolvidos no Programa que refletem em seus processos de construção um equilíbrio entre produto educacional e dissertação. O entendimento aqui apresentado se mostra como especificidade do MPE, fortalecendo sua identidade como processo formativo de produção de conhecimento e recursos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Samira Zaidan
  • Diogo Alves Faria Reis
  • Teresinha Fumi Kawasaki
Biografia
Referências

ANDRÉ, Marli. Articulando pesquisa e prática no mestrado profissional. Em CARVALHO, Maria Vilani Cosme; CARVALHÊDO, Josania Lima Portela; ARAÚJO, Francisco Antonio Machado (org.). Caminhos da pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica. Teresina: EDUFPI, 2016.
FOMPE. Documento produzido pelo Segundo Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação. Juiz de Fora, 2015.
PENTEADO, Heloisa Dupas e GARRIDO, Elisa (org..). Pesquisa-ensino, A comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ZAIDAN, S.; REIS, D. A. F.; KAWASAKI, T. . F. Produto educacional : desafio do mestrado profissional em educação . Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 1–12, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i35.1707. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1707. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

jun. 24, 2020
Palavras-chave:

Produto Educacional. Mestrado Profissional em Educação. Educação Matemática.