Concepção, institucionalização e desenvolvimento da pós-graduação brasileira: um processo histórico de sete décadas (1951-2011)

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Resumo

Este artigo aspirou a realizar uma análise do processo histórico de criação e desenvolvimento da pós-graduação nacional, idealizado e construído em plena ditadura militar, modelo de pós-graduação inspirado no referencial dos Estados Unidos. Metodologicamente, o trabalho é considerado de cunho bibliográfico, documental e histórico, pois realizamos a análise de documentos históricos, como o estatuto das universidades brasileiras, da criação da CAPES, do Parecer Newton Sucupira e da Lei nº 5.540/1968. A hipótese de trabalho é que a gênese da pós-graduação brasileira foi um processo lento e gradativo, fruto de diversos acontecimentos importantes. Iniciando com a criação da CAPES, passando pelo seu crescimento e consolidação, perpassando pela preocupação com a qualidade, a produtividade, a tentativa de diminuir a desigualdade de oferta entre as regiões, e, por fim, chegando ao processo de internacionalização.

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Autores
Biografia
Alexandre Shigunov Neto, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Itapetininga – SP.

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Como Citar

SHIGUNOV NETO, A. Concepção, institucionalização e desenvolvimento da pós-graduação brasileira: : um processo histórico de sete décadas (1951-2011). Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–33, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2178. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2178. Acesso em: 16 jun. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

mai. 27, 2025
Palavras-chave:

Postgraduate studies; College education; CAPES; Sucupira Report Posgraduación; Educación universitária; CAPES; Informe Sucupira. Pós-graduação, Educação superior, CAPES, Parecer Sucupira

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