Mulheres na ciência: uma análise da docência na pós-graduação em ensino de Ciências, Zoologia e Bioquímica no Rio Grande do Sul

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Resumo

O presente estudo investiga a participação de mulheres na ciência, com o objetivo de analisar, comparar e discutir a composição do corpo docente em programas de pós-graduação de três subáreas de conhecimento relacionadas à Biologia e ao seu ensino nas universidades federais do Rio Grande do Sul. As subáreas escolhidas foram Ensino de Ciências, Zoologia e Bioquímica, que se caracterizam por distintas abordagens teóricas, metodológicas e ambientes de atuação, como a sala de aula, o campo e o laboratório. Esta pesquisa, de caráter qualiquantitativo e abordagem exploratória e descritiva, identificou que as mulheres representam 30,51% do corpo docente nos programas de pós-graduação em Zoologia. No entanto, são maioria nos programas de pós-graduação em Educação em Ciências (61,95%) e na Bioquímica (54,43%). A análise da distribuição de docentes, coordenadores/as de curso e coordenadores/as de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior evidencia uma maior paridade de gênero na Bioquímica comparada às outras duas subáreas. A pesquisa também aponta uma baixa representatividade de docentes negras e negros, sugerindo a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão de pessoas negras no ensino superior. Ademais, os dados corroboram estudos que evidenciam a existência de uma disparidade de gênero significativa na Zoologia, quando comparada a outras subáreas da Biologia e do seu ensino.

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Autores
Biografia
Thamires Luana Cordeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria – RS.

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria – RS.

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Como Citar

LUANA CORDEIRO, T.; NUNES SEPEL, L. M. Mulheres na ciência: : uma análise da docência na pós-graduação em ensino de Ciências, Zoologia e Bioquímica no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–24, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2449. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2449. Acesso em: 5 dez. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

ago. 4, 2025
Palavras-chave:

Mulheres na ciência, ; Ciências Biológicas, Docência, Ensino superior

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