Ensino de Ciências, práticas pedagógicas e espaços não formais de educação: uma investigação sobre os produtos educacionais do EDUCIMAT/IFES

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Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo relacionados às práticas pedagógicas em espaços não formais de educação no ensino de Ciências. O problema de pesquisa foi identificar como esses produtos têm contribuído para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em ambientes não formais, buscando identificar tendências, lacunas e possibilidades de inovação na área, sem definição de hipótese prévia. A pesquisa caracteriza-se como um levantamento bibliográfico, de natureza exploratória e descritiva, realizado por meio da análise de 37 produtos educacionais publicados entre 2013 e 2024, selecionados a partir do site do programa. Os dados foram coletados por meio de registros de título, autor, ano de publicação e tipo de material e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com foco na identificação de níveis de ensino, tipos de espaços utilizados, abordagens metodológicas e temáticas. Os resultados indicam uma predominância de trabalhos voltados ao Ensino Médio e aos anos finais do Ensino Fundamental, com maior incidência de práticas em ambientes naturais e ao ar livre, frequentemente com abordagem interdisciplinar e foco na Educação Ambiental. Conclui-se que os produtos analisados revelam uma preferência por atividades de campo e espaços naturais, além de apontar lacunas na abordagem dos anos iniciais e na diversificação de metodologias pedagógicas. Esses achados contribuem para compreender as demandas atuais do ensino de Ciências em espaços não formais e oferecem subsídios para futuras investigações e práticas pedagógicas na área.

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Autores
  • Sabrine Lino Pinto Instituto Federal do Espírito Santo
Biografia
Sabrine Lino Pinto, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora colaboradora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Vitória – ES.

Eduardo Fausto Kuster Cid, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Vitória – ES.

Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro

Doutor em Didática pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professor associado com agregação da Universidade de Aveiro (UA) – Aveiro – PT.

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Como Citar

LINO PINTO, S.; FAUSTO KUSTER CID, E.; MARQUES VIEIRA, R. Ensino de Ciências, práticas pedagógicas e espaços não formais de educação: : uma investigação sobre os produtos educacionais do EDUCIMAT/IFES. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–25, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2432. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2432. Acesso em: 5 dez. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

out. 29, 2025
Palavras-chave:

Science teaching, Non-formal educational spaces, Pedagogical practices, Educational products Enseñanza de las ciencias, Espacios no formales de educación, Prácticas pedagógicas, Productos educacionales Ensino de Ciências, Espaços não formais de educação, Práticas pedagógicas

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