Adaptação transcultural e validação do questionário sobre afetividade com relação e em decorrência de erros em matemática para o contexto brasileiro
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Este artigo tem o propósito de descrever os procedimentos de adaptação transcultural do questionário sobre afetividade com relação e em decorrência de erros em matemática para o português brasileiro e realizar sua validação. Foram realizadas seis etapas para assegurar a qualidade do procedimento: 1) tradução do instrumento do idioma de origem para o idioma-alvo; 2) síntese das versões traduzidas; 3) avaliação por juízes experts; 4) avaliação pelo público-alvo; 5) tradução reversa; e 6) estudo piloto. Buscou-se assegurar a qualidade da tradução e da adaptação do questionário de Afetividade com Relação ao Erro e em Decorrência de Erros em Matemática no que se refere à equivalência semântica, idiomática, experiencial e conceitual entre os itens originais e traduzidos. Na etapa de validação o instrumento foi aplicado para 440 estudantes pertencentes a três instituições de ensino localizadas na cidade de Paulo Afonso, estado da Bahia, mas que atende alunos da região circunvizinha e pertencente a cursos diversos. Para participar da pesquisa, o aluno já deveria ter concluído toda a matemática do Ensino Médio e estar em sala de aula no Ensino Médio Integrado, Técnico ou Superior. Os resultados indicaram que o questionário apresentou boas propriedades psicométricas e satisfatórias evidências de validade e fidedignidade, configurando-se como um instrumento útil. A análise fatorial comprova sua validade com cinco fatores relativos ao erro: 1) emoções e afetos negativos por cometer erros; 2) condutas favoráveis para os erros como ferramenta de aprendizagem; 3) má concepção da utilidade do erro; 4) crenças e emoções negativas para a matemática por meio do erro; 5) crença de que se pode aprender matemática por meio do erro, de que o erro é ferramenta de aprendizagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ASPAROUHOV, T.; MUTHÉN, B. Weighted least squares estimation with missing data. [S. l.]: 2010. Disponível em: https://www.statmodel.com/download/GstrucMissingRevision.pdf. Acesso em: 21 out. 2024.
BEATON, D. E.; BOMBARDIER, C.; GUILLEMIN, F.; FERRAZ, M. B. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, [s. l.], v. 25, n. 24, p. 3186-3191, 2000.
BORSA, J. C.; DAMÁSIO, B. F.; BANDEIRA, D. R. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 423-432, 2012.
BOSCÁN, F. L.; BOHÓRQUEZ, H. J.; HERNÁNDEZ, A. I.; MEDINA, N. Actitud del estudiante de ingeniería hacia sus errores en el aprendizaje de la matemática. TELOS – Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Maracaibo, v. 13, n. 3, p. 371-396, 2011.
BRIÑOL, P.; FALCES, C.; BECERRA, A. Actitudes. In: MORALES, J. F.; HUICI, C.; MOYA, M.; GAVIRIA, E. (orgs.). Psicologia social. 3. ed. Madri: McGraw-Hill, 2007. p. 457-490.
BROWN, T. A. Confirmatory factor analysis for applied research. 2. ed. Nova York: Guilford publications, 2015.
CRONBACH, L. J. Fundamentos da testagem psicológica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.
DEBELLIS, V. A.; GOLDIN, G. A. Affect and meta-affect in mathematical problem solving: A representational perspective. Educational Studies in Mathematics, Nova York, v. 63, n. 2, p. 131-147, 2006.
DIAS, R. de; GONÇALVES, Marina; CORREIA, Jânio. Psicometria: guia prático para profissionais de saúde. [S. l.: s. n.], 2020.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009
GIACOMONI, C. H.; HUTZ, C. S. Escala de afeto positivo e negativo para crianças: estudos de construção e validação. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 235-245, 2006.
GÓMEZ CHACÓN, I. M. Matemática emocional. Los afectos en el aprendizaje matemático. Madrid: Narcea, 2000.
GREGOIRE, J. ITC guidelines for translating and adapting tests. International Journal of Testing, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 101-134, 2018.
GUDMUNDSSON, E. Guidelines for translating and adapting psychological instruments. Nordic Psychology, Abingdon, v. 61, n. 2, p. 29-45, 2009.
GUERRERO, E.; BLANCO, L.; CASTRO, F. Trastornos emocionales ante la educación matemática. In: GARCÍA SÁNCHEZ, J. N. (coord.). Aplicaciones de intervención psicopedagógica. Espanha: Pirámide, 2002. p. 229-237.
HAMBLETON, R. K; MERENDA, P. F.; SPIELBERGER, C. D. (eds.). Adapting educational and psychological tests for cross-cultural assessment. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, R. ; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA LUCIO, M. del P. Metodología de la investigación. 6. ed. Espanha: McGraw-Hill, 2014.
IBARRA-GONZÁLEZ, K. P.; ECCIUS-WELLMANN, C. Development and validation of an instrument to measure the effect in respect to error commission in mathematics. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 32, n. 61, p. 673-695, 2018.
HAIR, J. F.; et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. 4. ed. [S. l.]: Guilford, 2015.
LAMPERT, M. When the problem is not the question and the solution is not the answer: mathematical knowing and teaching. American Educational Research Journal, Thousand Oaks, v. 27, n. 1, p. 29, 1990.
MAHER, C. G.; LATIMER, J.; COSTA, LOP. The relevance of cross-cultural adaptation and clinimetrics for physical therapy instruments. Brazilian Journal of Physical Therapy, São Carlos, v. 11, n. 4, p. 245-252, 2007.
MANDLER, G. Affect and learning: causes and consequences of emotional interactions. In: MCLEOD, D. B.; ADAMS, V. M. (eds.). Affect and mathematical problem solving. Nova York: Springer, 1989. p. 3-19.
MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Análise fatorial. Brasília, DF: Enap, 2019. (Coleção Metodologias de Pesquisa).
MARTÍNEZ PADRÓN, O. J. Las creencias en la educación matemática. Educere, Mérida, v. 17, n. 57, p. 235-243, 2013.
MCLEOD, D. B. Beliefs, attitudes, and emotions: new views of affect in mathematics education. In: MCLEOD, D. B.; ADAMS, V. M. (eds.). Affect and mathematical problem solving. Nova York: Springer, 1989. p. 245-258.
MIERMONT, J. Ecologia das relações afectivas para um paradigma ecossistêmico. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
PLUTCHIK, R. The nature of emotions: human emotions have deep evolutionary roots, a fact that may explain their complexity and provide tools for clinical practice. American Scientist, Ann Arbor, v. 89, n. 4, p. 344-350, 2001.
RIGATTI, R et al. Adaptação transcultural do inventory of callous-unemotional traits para avaliação de traços de insensibilidade e afetividade restrita de adolescentes no Brasil. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 1-7, 2018.
ROSSEEL, Y. Iavaan : An R package for structural equation modeling. Journal of Statistical Software, [s. l.], v. 48, n. 2, 2012.
ROSSO, A. J.; BERTI, N. M. O erro e o ensino-aprendizagem de matemática na perspectiva do desenvolvimento da autonomia do aluno. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 1005-1035, 2010.
SCHOENFELD, A. H. Explorations of students’ mathematical beliefs and behavior. Journal for Research in Mathematics Education, [s. l.], v. 20, n. 4, p. 338, 1989.
SIRECI, S. G. et al. Evaluating guidelines for test adaptations. Journal of Cross-Cultural Psychology, [s. l.], v. 37, n. 5, p. 557-567, 2006.
VIANA, E. C.; AMORIM, R. J. R.; AMORIM, D. G. Erros e emoções na educação matemática: um mapeamento sistemático da literatura. Revista Semiárido De Visu, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 313-330, 2024.
VIANA, E. C.; AMORIM, R. J. R.; AMORIM, D. G. Desafios e dificuldades enfrentados pelos estudantes no processo de aprendizagem matemática. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [s. l.], v. 15, n. 12, p. 15672-15693, 2023.
WATSON, D.; CLARK, L. A.; TELLEGEN, A. Developmente and validation of brief measures of positive and negative affect: The PANAS scales. Public Health Research Methods, [s. l.], v. 54, n. 6, p. 1063-1070, 1988.
WOLLEAT, P. L.; PEDRO, J. D.; BECKER, A. D.; FENNEMA, E. Sex differences in high school students’ causal attributions of performance in mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, [s. l.], v. 11, n. 5, p. 356, 1980.
ZANON, Cristian; et al. Desenvolvimento e validação de uma escala de afetos positivos e negativos. Psico-USF, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 193-201, 2013
ZHAO, B. Learning from errors: the role of context, emotion, and personality. Journal of Organizational Behavior, [s. l.], v. 32, n. 3, p. 435-463, 2011.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.