Indicadores de produção científica versus experiência no exterior: análise dos docentes de uma faculdade de odontologia pública do Sul do Brasil

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Resumo

Este estudo buscou avaliar a associação entre experiência no exterior e indicadores de produção científica, incluindo publicações de artigos e citações, de docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo observacional, transversal, retrospectivo e analítico avaliou a população de 98 docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram coletadas informações da Scopus e do currículo Lattes a respeito dos indicadores de produção intelectual e experiência no exterior por dois examinadores treinados. Foram consideradas experiências no exterior: realização de mestrado ou doutorado pleno, doutorado sanduíche ou pós-doutorado pelo período mínimo de seis meses. Para análise da produção intelectual, foram avaliados: número de artigos científicos nas plataformas Lattes e Scopus. O índice h e o número de citações foram coletados da base de dados Scopus. A análise foi realizada utilizando o teste de Mann-Whitney. Dos 98 docentes avaliados, 41,8% possuem experiência internacional e 62,2% atuam ou atuaram como docentes/pesquisadores em programas de pós-graduação. Além disso, 51% são do sexo feminino e o tempo médio desde a conclusão do doutorado é de 13,5 anos. Foram observadas diferenças significativas entre experiência no exterior e indicadores de produção intelectual dos docentes para todos os indicadores avaliados (produção de artigos no currículo Lattes, produção de artigos na Scopus, citações de artigos na Scopus e h-index na Scopus; p<0,001). O estudo revelou associação significativa entre experiência no exterior e produção científica dos docentes. Conclui-se que professores que experienciaram formação de pós-graduação no exterior apresentam numericamente maior produção científica e maior impacto medido por citações.

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Autores
Biografia
Bárbara Peixoto Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS.

 

Isadora dos Santos Rotta , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS.

Gabriela de Souza Balbinot, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Odontologia na UFRGS – Porto Alegre – RS.

Fabrício Mezzomo Collares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Odontologia na UFRGS – Porto Alegre – RS.

Cassiano Kuchenbecker Rösing, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor de Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS.

Juliano Cavagni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS.

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Como Citar

PEIXOTO RIBEIRO, B.; DOS SANTOS ROTTA , I.; DE SOUZA BALBINOT, G.; MEZZOMO COLLARES, F.; KUCHENBECKER RÖSING, C.; CAVAGNI, J. Indicadores de produção científica versus experiência no exterior:: análise dos docentes de uma faculdade de odontologia pública do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–14, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2319. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2319. Acesso em: 16 jun. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

mai. 19, 2025
Palavras-chave:

Indicadores de produção científica, Bibliometria, Pós-Doutorado

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