Indicadores de produção científica versus experiência no exterior: análise dos docentes de uma faculdade de odontologia pública do Sul do Brasil
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Este estudo buscou avaliar a associação entre experiência no exterior e indicadores de produção científica, incluindo publicações de artigos e citações, de docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo observacional, transversal, retrospectivo e analítico avaliou a população de 98 docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram coletadas informações da Scopus e do currículo Lattes a respeito dos indicadores de produção intelectual e experiência no exterior por dois examinadores treinados. Foram consideradas experiências no exterior: realização de mestrado ou doutorado pleno, doutorado sanduíche ou pós-doutorado pelo período mínimo de seis meses. Para análise da produção intelectual, foram avaliados: número de artigos científicos nas plataformas Lattes e Scopus. O índice h e o número de citações foram coletados da base de dados Scopus. A análise foi realizada utilizando o teste de Mann-Whitney. Dos 98 docentes avaliados, 41,8% possuem experiência internacional e 62,2% atuam ou atuaram como docentes/pesquisadores em programas de pós-graduação. Além disso, 51% são do sexo feminino e o tempo médio desde a conclusão do doutorado é de 13,5 anos. Foram observadas diferenças significativas entre experiência no exterior e indicadores de produção intelectual dos docentes para todos os indicadores avaliados (produção de artigos no currículo Lattes, produção de artigos na Scopus, citações de artigos na Scopus e h-index na Scopus; p<0,001). O estudo revelou associação significativa entre experiência no exterior e produção científica dos docentes. Conclui-se que professores que experienciaram formação de pós-graduação no exterior apresentam numericamente maior produção científica e maior impacto medido por citações.
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Autores
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Como Citar
Indicadores de produção científica, Bibliometria, Pós-Doutorado

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