Avaliação de programas de pós-graduação: por objetivos de desenvolvimento sustentável e clusters temáticos

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Resumo

Os temas relacionados à sustentabilidade dos programas de pós-graduação apresentam certo ineditismo, ainda que haja esforços anteriores na proposição efetiva de indicadores. O que implica aventar, a partir da correlação entre educação superior e desenvolvimento, um questionamento de partida: como avaliar a sustentabilidade do ensino de pós-graduação enquanto promotor do desenvolvimento? A exploração dessa problemática deu-se a partir de um objetivo geral, que é analisar um caminho avaliativo da efetividade dos programas de pós-graduação compromissados em uma sociedade sustentável, e dois específicos: 1) apresentar um painel avaliativo do impacto potencial do programa de pós-graduação por meio da correlação de suas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; 2) descrever sua clusterização temática como caracterização do modo como cada programa de pós-graduação impacta ecossocioeconomicamente seus territórios. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva com revisão sistemática da literatura, realização do estado da arte e pesquisa-ação participante em quatro programas de pós-graduação. Os resultados sugerem que a sustentabilidade dos programas de pós-graduação, medida desde o encadeamento entre educação de nível superior e desenvolvimento, se expressa desde suas finalidades intrínsecas na correlação entre seus propósitos declarados e os produtos efetivamente identificáveis nos clusters, revelando importante potencial de contribuição com a Agenda Global ODS a partir dos seus produtos e ações formativas. A atuação dos programas de pós-graduação denota tanto impactos potenciais como reais, sejam instrumentais, como ferramentais, ou conceituais, gerando transformações expressivas, melhorando a qualidade de vida e bem-estar na mitigação das assimetrias e desigualdades sociais.

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Autores
Biografia
Liliane Cristine Schlemer Alcantara, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Cuiabá – MT.

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Blumenau – SC.

Oklinger Mantovaneli Junior, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Blumenau – SC.

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Como Citar

ALCÂNTARA, L. C. S.; SAMPAIO, C. A. C.; MANTOVANELI JUNIOR, O. Avaliação de programas de pós-graduação: : por objetivos de desenvolvimento sustentável e clusters temáticos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–34, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2190. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2190. Acesso em: 30 abr. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

abr. 9, 2025
Palavras-chave:

Eco-Socioeconomic Impact Assessment, Graduate Program, Sustainable Development Goals, Thematic Cluster Evaluación de Impacto Eco-Socioeconómico, Programa de Posgrado, Objetivos de Desarrollo Sostenible, Clúster Temático Avaliação de impactos ecossocioeconômicos, Programa de Pós-Graduação, Objetivos de desenvolvimento sustentável, Cluster temático

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