Desmistificando o reino Fungi por meio de abordagens lúdicas: um relato de experiência
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O reino Fungi tem representantes que desempenham importantes papéis ecológicos no ambiente e com aplicações nos diversos setores da sociedade, indústria alimentícia, farmacêutica, têxtil, dentre outras. Entretanto, em sua grande maioria, os fungos são vistos como vilões causadores de infecções ou nem são conhecidos pela sociedade. Essa realidade está geralmente atrelada a serem negligenciados nos sistemas básicos de ensino e até mesmo no ensino superior. Além disso, o uso de abordagens tradicionais nas aulas torna esses organismos pouco atrativos. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver abordagens lúdicas para serem implementadas no ensino de Micologia em uma disciplina de graduação do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os conteúdos abordados envolveram os fungos dos filos Cryptomycota, Blastocladiomycota, Chytridiomycota, Zoopagomycota, Mucoromycota, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota. A partir disso, foram desenvolvidos quizes micológicos, flashcards, jogo da memória fúngico e Micoteca. Essas abordagens lúdicas permitiram que os alunos se mostrassem mais interessados nos conteúdos abordados e participassem de forma ativa nas aulas. Além disso, as abordagens lúdicas contribuíram para que toda a turma trabalhasse de forma conjunta, ampliando as relações aluno-aluno e professor-aluno. O uso de materiais didáticos para complementar o ensino pode ser considerado como ferramenta educacional viável, barata e aplicável em qualquer nível educacional, do infantil à graduação e até à pós-graduação, sendo abordado com base nas necessidades dos alunos e obedecendo ao grau de escolaridade.
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Autores
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Relato de Experiências InovadorasPublicado:
abr. 9, 2025mycological teaching, educational games, mycotheque enseñanza de la micología, juegos educativos, micoteca Ensino de Micologia, Jogos didáticos, Metodologias ativas, Micoteca

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