Educação e colaboração interprofissionais nos projetos políticos pedagógicos dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da rede Ebserh
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Os Projetos Políticos Pedagógicos, requeridos pelo Ministério da Educação para o reconhecimento de cursos de graduação e pós-graduação, são primordiais na estruturação e organização desses cursos. Nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, os Projetos Políticos Pedagógicos possibilitam a integração de ensino, pesquisa e extensão às diretrizes do Sistema Único de Saúde e às estratégias da Educação Interprofissional para a Colaboração Interprofissional. O objetivo da pesquisa foi identificar como os componentes associados à Educação Interprofissional e Colaboração Interprofissional estavam contemplados nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde ofertados pelos Hospitais Universitários Federais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Este estudo nacional, qualitativo, documental e exploratório utilizou análise de discurso textual com lexicometria, examinando 43 Projetos Políticos Pedagógicos dos noventa Programas de Residência Multiprofissional em Saúde oferecidos pelos Hospitais Universitários Federais e registrados no Sistema de Informações de Dados de Residências em Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A análise de similitude revelou dois núcleos centrais, “equipe” e “formação”, que se conectam fortemente com os componentes de Educação Interprofissional e Colaboração Interprofissional. A classificação hierárquica descendente, utilizada para organizar o corpus textual em três classes principais, destacou: 1) as características do processo formativo dos residentes; 2) o perfil do egresso; 3) as diretrizes para atuação do residente durante a formação. Além disso, a análise de especificidade evidenciou que o processo de ensino-trabalho-aprendizado varia regionalmente, refletindo a integração dos preceitos da Educação Interprofissional e Colaboração Interprofissional. Conclui-se que os Projetos Políticos Pedagógicos incorporam componentes da Educação Interprofissional e Colaboração Interprofissional, com particularidades regionais, ressaltando esforços institucionais para a formação profissional focada na prática colaborativa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ARNEMANN, C. T. et al. Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional: interface com a interprofissionalidade. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, p. 1635-1646, 2018.
ARRUDA, G. M. M. S. et al. O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, p. 1309-1323, 2017.
BARR, H. et al. Effective interprofessional education: argument, assumption and evidence. Oxford: Blackwell, 2005.
BISPO, E. P. F.; ROSSIT, R. A. S. Potencialidades e fragilidades da educação e do trabalho interprofissional em saúde: perspectivas de profissionais do Nordeste brasileiro. Revista Internacional de Educação e Saúde, Salvador, v. 5, n. 1, p. 79-91, 2021.
BRASIL. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 jul. 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11129.htm. Acesso em: 2 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012. Institui a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 abr. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15448-resol-cnrms-n2-13abril-2012&Itemid=30192. Acesso em: 2 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNRMS nº 7, de 13 de novembro de 2014. Regulamenta os processos de avaliação, supervisão e regulação de programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 nov. 2014. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/1657/resolucao-cnrms-n-7. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução CNS nº 569, de 8 de dezembro de 2017. Reafirmar a prerrogativa constitucional do SUS em ordenar a formação dos trabalhadores da área da saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 fev. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2017/resolucao-no-569.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software IRaMuTeQ (Interface de R pour les analyses multidimensionnelles de textes et de questionnaires). Florianópolis: Laboratório de Psicologia Social de Comunicação e Cognição, 2018. Disponível em: http://iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-portugais-22-11-2018. Acesso em: 10 jan. 2022.
CASANOVA, I. A.; BATISTA, N. A.; MORENO, L. R. A educação interprofissional e a prática compartilhada em programas de residência multiprofissional. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, p. 1325-1337, 2018.
FARIAS, D. N. de et al. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade na estratégia saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 141-162, 2017.
GARNELO, L.; SOUSA, A. B. L.; SILVA, C. de O. da. Regionalização em saúde no Amazonas: avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janerio, v. 22, p. 1225-1234, 2017.
FORD, J.; GRAY, R. Interprofessional education handbook: for educators and practitioners incorporating integrated care and values-based practice. Fareham: Centre for the Advancement of Interprofessional Education, 2021. Disponível em: https://www.caipe.org/resources/publications/caipe-publications/caipe-2021-a-new-caipe-interprofessional-education-handbook-2021-ipe-incorporating-values-based-practice-ford-j-gray-r. Acesso em: 17 mar. 2022.
INTERPROFESSIONAL EDUCATION COLLABORATIVE. Core competencies for interprofessional collaborative practice: update. Washington, DC: Ipec, 2016. Disponível em: https://www.ipecollaborative.org/ipec-core-competencies. Acesso em: 8 jan. 2022.
NASCIMENTO, A. C. B.; OMENA, K. V. M. A educação interprofissional em programas de residência multiprofissional em saúde no Brasil: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 4, 2021.
ORCHARD, C. et al. Assessment of interprofessional team collaboration scale (AITCS): further testing and instrument revision. Journal of Continuing Education in the Health Professions, Ottawa, v. 38, n. 1, p. 11-18, 2018.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra: OMS, 2010. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dahu/pnsp/publicacoes/marco-para-acao-em-educacao-interprofissional-e-pratica-colaborativa-oms.pdf/view. Acesso em: 20 jan. 2022.
PEDUZZI, M. O SUS é interprofissional. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 20, p. 199-201, 2016.
POLETTO, P. R.; JURDI, A. P. S. A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, p. 1777-1786, 2018.
REEVES, S. et al. Interprofessional teamwork for health and social care. London: Blackwell, 2011.
SOUSA, Y. S. O. O uso do software Iramuteq: fundamentos de lexicometria para pesquisas qualitativas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1541-1560, 2021.
ULRICH, G.; BREITBACH, A. P. Interprofessional collaboration among sport science and sports medicine professionals: an international cross-sectional survey. Journal of Interprofessional Care, Abingdon-on-Thames, v. 36, n. 1, p. 4-14, 2022.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
interprofessional education; interprofessional collaboration; multiprofessional residency in health; federal university hospitals; lexicometric analysis. educación interprofesional; colaboración interprofesional; residencia multiprofesional en salud; proyecto político pedagógico; análisis lexicométrico. Educação interprofissional, Colaboração interprofissional, Residência multiprofissional em saúde, Projeto político pedagógico, Análise lexicométrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.