Atuação profissional e indicadores de produção científica de egressos de um programa de pós-graduação em Educação
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Objetivou-se identificar o perfil de atuação profissional e os indicadores de produção científica de egressos de um curso de mestrado acadêmico em Educação de uma universidade pública. Foi conduzido um estudo observacional do tipo transversal e quantitativo. Entre 2019 e 2022, 60 estudantes concluíram o curso de Mestrado em Educação, compondo a amostra deste estudo. Três grupos de variáveis foram consideradas no processo de coleta de dados: a) perfil; b) atuação profissional; c) produção científica. Os egressos eram majoritariamente mulheres (n=49; 81,7%) com graduação em Pedagogia (n=21; 35,0%) e atuação em instituição de ensino (n=50; 84,7%) de natureza pública (n=36; 61,0%), especialmente como professores da educação básica (n=19; 32,2%). Observou-se uma média de 1,6 artigo publicado ao longo da carreira e a média de 1,15 nos últimos cinco anos (DP=1,645). Embora a produção científica tenha se mostrado baixa, ressalta-se o impacto potencial do mestrado sobre a prática profissional dos docentes. A nova formação acadêmica adquirida pode proporcionar uma visão aprofundada sobre práticas pedagógicas inovadoras, políticas públicas educacionais e inclusão social, e potencializar melhorias nas instituições de educação.
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Autores
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Como Citar
Indicadores de produção científica, Pesquisadores, Área de atuação profissional. Educação

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