Uma abordagem epistemológica da metodologia da pesquisa: implicações para a formação na pós-graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Estudar com radicalidade a metodologia da pesquisa no contexto da pós-graduação stricto sensu é uma necessidade, bem como um desafio de amplo espectro para a formação e produção do conhecimento neste âmbito. Tal premissa implica reconhecer a importância de compreender, ao longo do tempo, as raízes epistemológicas que sustentam os caminhos metodológicos das pesquisas que realizamos. Parto da premissa de que este processo produz impactos significativos na relação sujeito-objeto, nos resultados, mas especialmente, na formação dos estudantes. Diante disso, o objetivo deste texto é aprofundar as relações entre questões específicas da metodologia da pesquisa e questões amplas de método a partir de uma abordagem epistemológica. Para tal, realizo um aprofundamento teórico a partir de experiências no contexto da pós-graduação – mestrado e doutorado –, destacando a importância de produzir uma abordagem epistemológica da metodologia da pesquisa, considerando implicações para a formação e para a produção do conhecimento, do contrário, corremos o risco de potencializar um processo de “alienação epistemológica”. Pensar/propor uma abordagem epistemológica para a metodologia da pesquisa permite qualificar a compreensão acerca das ciências, de seus processos internos e da produção do conhecimento no âmbito das diferentes áreas do conhecimento, esforço importante e necessário para a formação na pós-graduação. Neste caso, a epistemologia se coloca como possibilidade de pergunta e de crítica metodológica radical, em um movimento que implica articulações entre saberes amplos, pesquisa como processo teleológico, axiológico e epistemológico; e saberes específicos (pesquisa como processo racional, rigoroso e sistematizado de produção do conhecimento, tendo o método como aríete teórico-prático).

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
Biografia
Ricardo Rezer, Universidade Fedral de Pelotas

Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas – RS.

Referências

ADORNO, T. L. W. Mínima moralia. Lisboa: Edições 70, 1951. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_babel/textos/adorno-minima-moralia.pdf. Acesso em: 13 jun. 2024.
BACHELARD, G. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2001.
BERTALANFFY, L. Teoria geral dos sistemas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1975.
BERTICELLI, I. A. Epistemologia e educação – da complexidade, auto-organização e caos. Chapecó: Argos, 2006.
BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: UFSC; São Paulo: Cortez, 2006.
BONIOLO, G. Metodo e repprezentazioni del mondo. Milano: Mondatori, 1999.
BUNGENSTAB, G. C.; ALMEIDA, F. Q. Educação científica, Educação Física e atividade epistemológica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 19, n. 40, p. 1-17, 2024. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2140. Acesso em: 14 jun. 2025.
COMTE, A. Curso de filosofia positiva; Discurso sobre o espírito positivo; Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; Catecismo positivista. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
DESCARETES, R. As paixões da alma. São Paulo: Lafonte, 2017.
DESCARTES, R. Discurso do método. Porto Alegre: L&PM, 2012.
GADAMER, H.-G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
LUNA, S. V. O falso conflito entre tendências metodológicas. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1991.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo. Boitempo, 2009.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.
MURTA, C.; FALABRETTI, E. O autômato: entre o corpo máquina e o corpo próprio. Natureza Humana, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 75-92, 2015. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302015000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 maio 2025.
NÓBREGA, M. H. Orientandos e orientadores no século XXI: desafios da pós-graduação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74407. Acesso em: 10 jun. 2025.
OLIVEIRA JUNIOR, M. A construção social do processo de orientação acadêmica na pós-graduação em Administração. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
PAVIANI, J. Epistemologia prática. Ensino e conhecimento científico. 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2013.
POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1975.
REZER, R. Tempos de epistemofobia? Epistemologia e prática pedagógica no campo da educação física brasileira. In: GALAK, E.; ATHAYDE, P.; LARA, L. (orgs.). Por uma epistemologia da educação dos corpos e da educação física. Natal: EDUFRN, 2020.
ROUSSEAU, J.-J. O contrato social, ou, princípios do direito político. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2008.
SAVIANI, D. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: UFSC; São Paulo: Cortez, 2006.
TUGENDHAT, E. Lições sobre ética. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

REZER, R. Uma abordagem epistemológica da metodologia da pesquisa: : implicações para a formação na pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–23, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2506. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2506. Acesso em: 5 dez. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

set. 18, 2025
Palavras-chave:

Epistemology, Research Methodology, Method, Formation, Postgraduate Epistemología, Metodología de la investigación, Método, Formación, Posgraduación Epistemologia, Metodologia da pesquisa, Método, Formação, Pós-Graduação

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.