Pós-Graduação e formação de doutores: tendências e preocupações emergentes

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo tem como objetivo construir a estrutura intelectual e de redes sociais das comunidades científicas empenhadas nos estudos sobre a formação de doutores, bem como identificar tendências e preocupações emergentes em âmbito mundial. Para tanto, procedeu-se à análise bibliométrica dos dados digitais disponíveis nos indexadores Web of Science e SciELO publicados no período de 2000 a 2022, selecionando periódicos com mais de dez publicações sobre o tema que se concentravam na área de conhecimento educação e pesquisa educacional, totalizando 740 arquivos. Na segunda etapa, os dados foram analisados usando o RStudio com o pacote R da bibliometrix. Por fim, foram identificados os dez artigos mais citados no período e foi realizada a análise de conteúdo. Os dados evidenciam que Reino Unido e Austrália são os países com maior produção sobre o tema. Apontaram-se como tendências e preocupações emergentes: (1) políticas e culturas institucionais para a formação de doutores; (2) autoformação e aprendizagem; (3) pedagogia da supervisão; e (4) processos e práticas de comentoria e supervisão compartilhada. Concluiu-se que os percursos formativos envolvidos no processo de tornar-se doutor vão desde o ensino e o aperfeiçoamento de habilidades de pesquisa, de escrita e de ampliação das compreensões sobre o objeto de estudos até os processos de adaptação cultural e linguística e abordagens de orientação/supervisão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
Biografia
Gionara Tauchen , Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Rio Grande – RS.

Juan Carlos Terán Briceño , Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor visitante da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Rio Grande – RS.

Marta Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas – RS.

Referências

ARIA, M.; CUCCURULLO, C. Bibliometrix: an R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717300500. Acesso em: 20 jan. 2024.
ARIA, M.; MISURACA, M.; SPANO, M. Mapping the evolution of social research and data science on 30 years of social indicators research. Social Indicators Research, v. 149, p. 803-831, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11205-020-02281-3. Acesso em: 5 set. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRY, K. M. et al. Psychological health of doctoral candidates, study-related challenges and perceived performance. Higher Education Research & Development, v. 37, n. 3, p. 468-483, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07294360.2018.1425979. Acesso em: 5 set. 2023.
BRASIL. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil obedecerá, de preferencia, ao systema universitario, podendo ainda ser ministrado em institutos isolados, e que a organização technica e administrativa das universidades é instituida no presente Decreto, regendo-se os institutos isolados pelos respectivos regulamentos, observados os dispositivos do seguinte Estatuto das Universidades Brasileiras. Diário Oficial da União: seção 1, Rio de Janeiro, p. 5800, 15 abr. 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 out. 2023.
BUISSINK-SMITH, N.; HART, S.; VAN DER MEER, J. ‘There are other people out there!’ Successful postgraduate peer groups and research communities at a New Zealand university. Higher Education Research & Development, v. 32, n. 5, 695-705, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07294360.2013.777034. Acesso em: 5 set. 2023.
CAMPOS, A. A formação das universidades de Paris e de Bolonha: tensões políticas, sociais, lógicas e teológicas. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 36-47, 2021. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/468. Acesso em: 20 set. 2023.
CASPER, G.; HUMBOLDT, W. Um mundo sem universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.
CHARLE, C.; VERGER, J. História das universidades. São Paulo: UNESP, 1996.
CLARK, W. On the ironic specimen of the doctor of philosophy. Science in Context, v. 5, n. 1, p. 97-137, 1992. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/science-in-context/article/abs/on-the-ironic-specimen-of-the-doctor-of-philosophy/851C78C1FF05E6A048B58AD8C9373C3A. Acesso em: 20 nov. 2023.
CUNHA, R. Indicadores chineses de C&T crescem em ritmo mais acelerado que a economia. ComCiência, Campinas, n. 137, p. 1-4, 2012. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/pdf/cci/n137/n137a02.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.
DONTHU, N. et al. How to conduct a bibliometric analysis: an overview and guidelines. Journal of Business Research, v. 133, p. 285-296, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296321003155. Acesso em: 15 nov. 2023.
DUQUE, P.; CERVANTES-CERVANTES, Luis-Salvador. Responsabilidad social universitaria: una revisión sistemática y análisis bibliométrico. Estudios Gerenciales, v. 35, n. 153, p. 451-464, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/212/21262744011/html/. Acesso em: 20 nov. 2023.
FERREIRA, L. R.; CHAVES, V. L. J. A pós-graduação no Brasil: a expansão de doutores no novo Plano Nacional de Educação. EccoS Revista Científica, São Paulo, n. 45, p. 291-312, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/715/71557480018/html/. Acesso em: 4 jan. 2024.
GOMES, A. S. G.; ALMEIDA, A. C. P. C. Peculiaridades históricas, panorama atual e desafios na formação de professores doutores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p.578-596, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12872. Acesso em: 20 nov. 2023.
GULERIA, D.; KAUR, G. Bibliometric analysis of ecopreneurship using VOSviewer and RStudio Bibliometrix, 1989–2019. Library Hi Tech, v. 39, p. 1001-1024, 2021. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LHT-09-2020-0218/full/html. Acesso em: 20 nov. 2023.
JONES, M. Issues in doctoral studies – forty years of journal discussion: where have we been and where are we going? International Journal of Doctoral Studies, v. 8, p. 83-104, 2013. Disponível em: https://ijds.org/Volume8/IJDSv8p083-104JonesFT129.pdf. Acesso em: 5 set. 2023.
JOHNSON, L.; LEE, A.; GREEN, B. The PhD and the autonomous self: gender, rationality and postgraduate pedagogy. Studies in Higher Education. v. 25, n. 2, p. 1-10, 2000. Disponível em: http://hdl.handle.net/10072/21162. Acesso em: 5 set. 2023.
KILEY, M. Identifying threshold concepts and proposing strategies to support doctoral candidates. Innovations in Education and Teaching International, v. 46, n. 3, p. 293-304, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/14703290903069001. Acesso em: 5 set. 2023.
KILEY, M.; WISKER, G. Threshold concepts in research education and evidence of threshold crossing. Higher Education Research & Development. v. 28, n. 4, p. 431-441, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/07294360903067930. Acesso em: 5 set. 2023.
LEE, A.; MURRAY, R. Supervising writing: helping postgraduate students develop as researchers. Innovations in Education and Teaching International, v. 52, n. 5, p. 1-13, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14703297.2013.866329. Acesso em: 5 set. 2023.
MANATHUNGA, C.; GOOZÉE, J. Challenging the dual assumption of the ‘always/already’ autonomous student and effective supervisor. Teaching in Higher Education, v. 12, n. 3, p. 309-322, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13562510701278658. Acesso em: 5 set. 2023.
MARCHELLI, P. S. Formação de doutores no Brasil e no mundo: algumas comparações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar., 2005. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/download/56/53/116. Acesso em: 10 fev. 2024.
PETERSEN, E. B. Negotiating academicity: postgraduate research supervision as category boundary work. Studies in Higher Education, v. 32, n. 4, p. 475-487, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075070701476167. Acesso em: 5 set. 2023.
REICHMANN, T.; VASCONCELOS, B. A. “Seu dotô”/Herr Doktor: aspectos históricos e linguísticos. Pandaemonium Germanicum, n. 13, p. 146-170, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/download/74843/78413. Acesso em: 5 dez. 2023.
RODRÍGUEZ-SOLER, R.; URIBE-TORIL, J.; DE PABLO VALENCIANO, J. Worldwide trends in the scientific production on rural depopulation, a bibliometric analysis using bibliometrix R-tool. Land Use Policy, v. 97, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0264837719314450. Acesso em: 5 dez 2023.
SCHEYVENS, R.; WILD, K.; OVERTON, J. International students pursuing postgraduate study in geography: impediments to their learning experiences. Journal of Geography in Higher Education. v. 27, n. 3, p. 309-323, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0309826032000145070. Acesso em: 5 set. 2023.
TAUCHEN, G.; TERAN BRICEÑO, J. C.; BORGES, D. S. Internacionalização da educação superior: redes sociais e preocupações emergentes. Educação, Porto Alegre, v. 46, n. 1, e44654, 2023. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/44654. Acesso em: 4 fev. 2024.
TERAN, J.; TAUCHEN, G.; LOBO, H. Enseñanza de la estructura espacio tiempo: un análisis bibliométrico (1988-2020) y futuras direcciones de investigación. Rev. Enseñ. Fís., Cordoba, v. 33, n. 1, p. 31-40, 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2250-61012021000100031&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 4 fev. 2024.
TIAN, M.; LOWE, J. The role of feedback in cross-cultural learning: a case study of Chinese taught postgraduate students in a UK university. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 38, n. 5, p. 580-598, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02602938.2012.670196. Acesso em: 5 set. 2013.
ULLMANN, R. A. A universidade medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
VERHINE, R. E. Pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos: uma análise comparativa. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 166-172, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2767. Acesso em: 5 jan. 2024.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

TAUCHEN , G.; CARLOS TERÁN BRICEÑO , J.; NÖRNBERG, M. Pós-Graduação e formação de doutores:: tendências e preocupações emergentes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–20, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2314. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2314. Acesso em: 9 dez. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

ago. 4, 2025
Palavras-chave:

Doctoral training, Postgraduation, Educational research, Higher education Formación de doctore, Postgraduación, Investigación educativa, Educación superior Formação de doutores, Pós-graduação, Pesquisa educacional, Educação superior

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.