Análise da gestão de programas de pós-graduação à luz de coordenadores e secretários
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Refletir acerca de uma universidade pública possibilita que se compreenda sua complexa estrutura, incluindo a pós-graduação stricto sensu, notadamente fortalecida pela CAPES, órgão superior que exerce papel fundamental na expansão da pós-graduação brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a organização acadêmico-administrativa da pós-graduação na perspectiva de secretários e coordenadores de programas de pós-graduação na área da saúde. Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Contou com 16 programas de pós-graduação da área de avaliação Ciências da Saúde. Participaram das entrevistas 16 secretários e 13 coordenadores. A coleta de dados, realizada por meio de triangulação de fontes de evidência, utilizou análise de conteúdo e método fenomenológico. Os resultados mostraram que os entrevistados conhecem a sua realidade de trabalho e enfrentam diversos desafios para realizar suas atividades. A dificuldade é evidenciada pelas limitações da universidade em relação à infraestrutura operacional, que transformam o dia a dia em uma constante luta para atender às demandas de públicos interno, externo e exigências da CAPES. Como contribuição, o estudo trouxe, na voz dos entrevistados, reflexões e perspectivas de melhorias no que se refere ao crescimento e fortalecimento da pós-graduação stricto sensu na universidade.
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Autores
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Como Citar
Educational assessment, Post graduation, Health management Evaluación educativa, graduado, Gestión sanitaria Avaliação educacional, Pós-Graduação, Gestão em saúde

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