Processos psicossociais da trajetória acadêmica de estudantes de camadas populares: a vivência da pós-graduação stricto sensu
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O objetivo deste artigo é discutir processos psicossociais presentes nas trajetórias escolares e nas vivências acadêmicas de estudantes provenientes de camadas populares matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto. Para isso, apresentaremos os dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco estudantes do mestrado acadêmico de diferentes cursos, oriundos das camadas populares. Os relatos dos estudantes permitem compreender que, se, por um lado, suas trajetórias são marcadas por esforço e dedicação, sentimentos de conquista e realização pessoal e educacional, por outro, são atravessadas por dificuldades, obstáculos e profundas inseguranças. Os resultados também indicam que a trajetória escolar e a ascensão ao mestrado acadêmico possibilitaram aos estudantes a vivência de experiências sociais e escolares que transformaram suas perspectivas de vida e de futuro.
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Autores
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Como Citar
Camadas populares, Pós-graduação stricto sensu, Processos psicossociais

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