Os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 na pós-graduação brasileira e seus impactos na execução de projetos de pesquisa
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Este estudo teve como objetivo conhecer os desafios e impactos da pandemia de Covid-19 na pós-graduação brasileira e na execução de projetos de pesquisa. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com quarenta alunos de pós-graduação stricto sensu das cinco regiões brasileiras. Os dados foram produzidos entre fevereiro e abril de 2023, por meio de seis grupos focais on-line, e analisados com base na técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin. Dentre os pós-graduandos, dezessete eram da região Sudeste, treze da região Centro-Oeste, cinco da região Sul, quatro da região Nordeste e um da região Norte. Dos pós-graduandos, 27 eram do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Além disso, 17 eram mestrandos, 18 eram doutorandos, um era mestre e quatro eram doutores. A análise revelou desafios e impactos relacionados à moradia e família, ao afastamento dos espaços universitários e à modificação de projetos, bem como ao processo de orientação. As dificuldades enfrentadas interferiram diretamente na dedicação acadêmica e na concentração, sendo influenciadas pela preocupação com a saúde própria e familiar, além das mudanças nos projetos e na relação com orientadores. Essas condições contribuíram para a prorrogação de prazos, troca de orientação e incertezas sobre a continuidade acadêmica. Os achados reforçam a necessidade de os programas de pós-graduação desenvolverem estratégias que atendam às necessidades dos estudantes no período pós-pandemia, promovendo seu bem-estar, engajamento e produtividade para alcançar os objetivos dos cursos.
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Autores
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Como Citar
Educação de Pós Graduação, Saúde mental, Pandemia, COVID-19

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