A investigação em torno do desenvolvimento do conhecimento profissional desejável na formação inicial de professores de Ciências da Natureza nas pesquisas brasileiras

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O objetivo desta revisão da literatura foi identificar como tem sido investigado o desenvolvimento do conhecimento profissional proposto por Rafael Porlán e Ana Rivero no contexto da formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza no Brasil. Utilizou-se o Google Scholar como fonte de busca, com os seguintes descritores: conhecimento profissional desejável, conhecimento prático profissional, formação inicial, Química, Física, Biologia, Ciência e Porlán. Tais descritores foram combinados por meio da utilização dos operadores booleanos AND e OR. Adotaram-se os seguintes critérios de inclusão: (a) artigos em português de pesquisas empíricas desenvolvidas no Brasil e no contexto de formação de interesse; e (b) pesquisas fundamentadas na proposta do desenvolvimento profissional do referencial mencionado. A faixa temporal foi de 1998 até 2022. O corpus foi constituído por seis artigos. Da análise, destaca-se que: (1) o referencial tem sido utilizado para fundamentar propostas formativas em diferentes cursos de licenciatura e períodos de formação inicial em torno da investigação, da reflexão e da discussão de problemas prático-profissionais; (2) o referencial tem influenciado a maneira progressiva de análise do desenvolvimento profissional em termos de elementos constituintes de modelos didáticos pessoais; (3) é necessário avançar nas propostas formativas e sua investigação, pensando em processos cíclicos que integram a prática em sala de aula dos licenciandos à investigação de problemas prático-profissionais, articulando dados obtidos de diferentes fontes e contextos; e (4) é necessário identificar e explorar, com propostas formativas, os obstáculos à progressão dos modelos didáticos pessoais, como o absolutismo epistemológico visando superá-los.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
Biografia
Paola Gimenez Mateus Alves, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Bauru – SP.

Amadeu Moura Bego, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Araraquara – SP.

Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Assistente aposentada na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Bauru - SP.

Gabriela Carolina Cattani Delord, Universidade de Sevilha

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Universidade de Sevilha (US) – Espanha – ES.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2021.
BEGO, A. M.; FERRARINI, F. O. C.; MORALLES, V. A. Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio da implementação de unidades didáticas multiestratégicas. Educação Química en Punto de Vista, Foz do Iguaçu, v. 5, n. 1, p. 5-28, 2021. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2530. Acesso em: 2 maio 2023.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; PAULA COUTO, M. C. P.; HOHENDORFF, J. V. (orgs.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 53-67.
DELORD, G. Investigar en la clase de ciencias. Madrid: Morata, 2020.
FERRARINI, F. O. C.; BEGO, A. M. Perspectivas de modelos formativos com enfoques construtivistas para formação de professores de ciências segundo as concepções de Rafael Porlán e colaboradores. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 22-44, 2019. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1139. Acesso em: 3 maio 2023.
FERRARINI, F. O. C.; BEGO, A. M. Potencialidades do processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, v. 6, n. 2, p. 225-247, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9764. Acesso em: 2 maio 2023.
FERREIRA, L. H.; KASSEBOEHMER, A. C. Formação inicial de professores de Química: a instituição formadora (re)pensando sua função social. São Carlos: Pedro & João, 2012.
GARCÍA PÉREZ, F. F.; PORLÁN, R. Los principios y el modelo didácticos personal. In: PORLÁN, R. (coord.). Enseñanza universitaria: cómo mejorarla. Madrid: Morata, 2017. p. 93-104.
HARRES, J. B. S. A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da Terra. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 278-297, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/issue/view/408. Acesso em: 2 maio 2023.
HARRES, J. B. S.et al. Evolução das concepções de futuros professores sobre a natureza e as formas de conhecer as idéias dos alunos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 95-112, 2008. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234. Acesso em: 2 maio 2023.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MORALLES, V. A. Vamos modelar, professor Héllio? Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional por meio da implementação de uma unidade didática multiestratégica. 2021. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2021.
PASSOS, C. G.; DEL PINO, J. C. Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 181-212, 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1834. Acesso em: 2 maio 2023.
PORLÁN, R. Didáctica de las ciencias con conciencia. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 36, n. 3, p. 5-22, 2018. Disponível em: https://ensciencias.uab.cat/article/view/v36-n3-porlan. Acesso em: 2 maio 2023.
PORLÁN, R.; RIVERO, A. El conocimiento de los profesores. Sevilla: Diada, 1998.
PREDEBON, F.; DEL PINO, J. C. Uma análise evolutiva de modelos didáticos associados às concepções didáticas de futuros professores de Química envolvidos em um processo de intervenção formativa. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 237-254, 2009. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/357. Acesso em: 2 maio 2023.
RAZERA, J. C. C.; MATOS, C. M. S.; BASTOS, F. Um perfil métrico das pesquisas que destacam a formação de professores na área brasileira de educação em ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n.1, p. 200-222, 2019. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1244. Acesso em: 2 maio 2023.
REIS, E. M.; LINHARES, M. P. Integrando o espaço virtual de aprendizagem “EVA” à formação de professores: estudo de caso sobre o currículo de Física no Ensino Médio. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 257-278, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172008100206. Acesso em: 2 maio 2023.
SOLÍS, E; PORLÁN, R. El conocimiento docente del profesorado. In: PORLÁN, R. (coord.). Enseñanza universitaria: cómo mejorarla. Madrid: Morata, 2017.p. 105-118.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ALVES, P. G. M.; BEGO, A. M.; ZULIANI, S. R. Q. A.; DELORD, G. C. C. A investigação em torno do desenvolvimento do conhecimento profissional desejável na formação inicial de professores de Ciências da Natureza nas pesquisas brasileiras. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–34, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2285. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2285. Acesso em: 29 abr. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

abr. 16, 2025
Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes docentes, Formação inicial

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.