Ideação de abandono em discentes de pós-graduação durante a pandemia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo versa sobre a ideação do abandono na Educação Superior, em especial em programas de pós-graduação. O contexto que emoldura o tema é aquele relativo à ocorrência da pandemia de covid-19. O problema de pesquisa pode ser assim descrito: como estão relacionadas a ideação de abandono, as preocupações e as dificuldades enfrentadas pelas(os) estudantes de pós-graduação das instituições federais de Ensino Superior do estado de Minas Gerais durante a pandemia? Para respondê-lo, foi traçado como objetivo geral encontrar as correlações ou relações causais entre o perfil de ideação de abandono, as preocupações e dificuldades vivenciadas durante a pandemia. A abordagem escolhida foi quantitativa, com desenvolvimento de pesquisa de campo, com técnica de survey e análise de dados com estatísticas descritivas e inferenciais. Foi aplicado questionário on-line a estudantes de programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) das 11 universidades federais de Minas Gerais. A amostra por conveniência foi constituída de 696 participantes. As conclusões apontaram para a presença predominante de ideações de abandono derivadas da situação de saúde física e mental, potencializados pela pandemia, destoando dos principais preditivos presentes na maioria dos estudos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
Biografia
Leonardo Barbosa e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Sociologia pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia – MG.

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia – MG.

Renata Fabiana Pegoraro, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia – MG.

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia – MG.

Noelle Tavares Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia – MG.

Yonara Borges Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia – MG.

Referências

ASTIN, A. W. Student involvement: a development theory for higher education. Journal of College Student Development, Baltimore, v. 40, p. 518-529, 1984.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2010.
BEAN, J. P. Dropouts and turnover: the synthesis and test of a causal model of student attrition. Research in higher education, Berlin, v. 12, n. 2, p. 155-187, 1980.
BEAN, J. P. The application of a model of turnover in work organizations to the student attrition process. The Review of Higher Education, Baltimore, v. 6, n. 2, p. 129-148, 1983.
BEAN, J. P.; METZNER, B. S. A conceptual model of nontraditional undergraduate student attrition. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 55, n. 4, p. 485-540, 1985.
CABRERA, A. F.; NORA, A.; CASTANEDA, M. B. College persistence: structural equations modeling test of an integrated model of student retention. The Journal of Higher Education, Abingdon-on-Thames, v. 64, n. 2, p. 123-139, 1993.
CALAMET, F. G. A. Análisis de la persistencia estudiantil en el primer año de la Educación Superior en un contexto socio-académico desfavorable: el caso de Rivera, Uruguay. 2018. Tese (Doutorado) – Universidad Internacional de La Rioja, Logroño, 2018.
CALAMET, F. G. A. Concepts and measurement of dropout in higher education: a critical perspective from Latin America. Issues in Educational Research, [s. l.], v. 31, n. 3, p. 661-678, 2021.
CALAMET, F. G. A. The deficient factual basis of the main explanatory models of dropout in higher education. Journal of Education and Learning, Yogyakarta, v. 17, n. 2, p. 241-248, 2023.
COIMBRA, C. L.; SILVA, L. B.; COSTA, N. C. D. A evasão na Educação Superior: definições e trajetórias. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e228764, 2021.
COSTA, R. M. P. da; SILVA, A. V. L. da; ARRAIS NETO, E. de. Aspectos nefastos da pandemia da covid-19 sobre a política de educação no Brasil. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 3, e29310313313, 2021.
CRISTÓBAL DELGADO, R. et al. Una revisión sistemática de la literatura en Scopus sobre deserción universitaria y brechas digitales en un contexto del covid-19. Revista EDUCA UMCH, Santiago de Surco-Lima, n. 21, p. 101-124, 2023.
FARO, A. Estresse e estressores na pós-graduação: estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 29, n. 1, p. 51-60, 2013.
FINDEISEN, S. et al. Dropout intention: a valid predictor of actual dropout? Empirical Research in Vocational Education and Training, Berlin, v. 16, n. 1, p. 51-60, 2024.
MCNEELY, J. H. College student mortality. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, 1938.
MELLADO, F. R. M.; ORELLANA, M. B. C.; GABRIE, A. J. G. Retención y abandono estudiantil en la educación superior universitaria en América Latina y el Caribe: una revisión sistemática. Education Policy Analysis Archives, Phoenix, v. 26, p. 61, 2018.
MEYER, J. W. The charter: conditions of diffuse socialization in schools. In: SCOTT, W. R. (org.). Social processes and social structures: an introduction to Sociology. Washington, DC: Henry Holt Co., 1970. p. 01-24.
MILEM, J. F.; BERGER, J. B. A modified model of college student persistence: exploring the relationship between astin’s theory of involvement and tinto’s theory of student departure. Journal of College Student Development, Baltimore, v. 38, n. 4, p. 182-192, 1997.
MIRANDA, G. J. et al. Dificuldades, preocupações e estresse na pós-graduação. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 24-43, 2022.
PALOMINO, J. C. V.; ORTEGA, A. M. Dropout intentions in higher education: systematic literature review. Journal on Efficiency and Responsibility in Education and Science, Prague, v. 16, n. 2, p. 149-158, 2023.
PASCARELLA, E. T. Student-faculty informal contact and college outcomes. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 50, n. 4, p. 545-595, 1980.
PRADO, A. da S.; FREITAS, J. de L. O sistema de pós-graduação brasileiro e a saúde mental dos estudantes: que fragilidades a pandemia da covid-19 revela? Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 12, n. 28, p. 2022.
QUECANO, V.; RINCÓN, G.; MORENO, B. Dropout in postgraduate programs: a underexplored phenomenon – a scoping review. Cogent Education, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2024.
REZENDE, M. S. de et al. Stress e desempenho acadêmico na pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil. Education Policy Analysis Archives, Tempe, v. 25, p. 96, 2017.
RISTOFF, D. I. Considerações sobre evasão. In: RISTOFF, D. I. (org.). Universidade em foco: reflexões sobre a Educação Superior. Florianópolis: Insular, 1999. p. 119-130.
SAMPAIO, R. C.; LYCARIÃO, D. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília, DF: ENAP, 2021. v. 1.
SEIDMAN, A. Taking action: a retention formula and model for student success. In: SEIDMAN, A. (org.). College student retention: formula for student success. Maryland: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2012. p. 267-285.
SILVA, L. B. E et al. Perfil da evasão e da retenção de estudantes dos cursos de Ciências Humanas e Ciências Biomédicas. Uberlândia: [s.n.]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/394276301_PERFIL_DA_EVASAO_E_DA_RETENCAO_DE_ESTUDANTES_DOS_CURSOS_DE_CIENCIAS_HUMANAS_E_CIENCIAS_BIOMEDICAS_UNIVERSIDADE_FEDERAL_DE_UBERLANDIA. Acesso em: 3 ago. 2025.
SILVA, L. B.; MARIANO, A. S. A definição de evasão e suas implicações (limites) para as políticas de Educação Superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, e26524, 2021.
SPADY, W. G. Dropouts from higher education: an interdisciplinary review and synthesis. Interchange, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 64-85, 1970.
SOBRINHO, J. Avaliação institucional: marcos teóricos e políticos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 1, n. 1, p. 15-24, 1996.
TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975.
TINTO, V. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
TINTO, V. Moving from theory to action: a model of institutional action for student success. In: SEIDMAN, A. (org.). College student retention formula for student success. 2. ed. New York: Rowman & Littlefield Publishers Inc., 2012. p. 251- 266.
VOSSENSTEYN, H. et al. Dropout and completion in higher education in Europe main report. Luxemburg: Publications Office of the European Union, 2015.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BARBOSA E SILVA, L.; SILVA, S. M. C. da; PEGORARO, R. F.; MIRANDA, G. J.; FERREIRA, N. T.; SILVA, Y. B. Ideação de abandono em discentes de pós-graduação durante a pandemia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–19, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2377. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2377. Acesso em: 5 dez. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

nov. 25, 2025
Palavras-chave:

Ideação de abandono, Educação superior, Pós-graduação, Pandemia, Saúde mental

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.