Formação de recursos humanos qualificados no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UEPA-UFAM: uma análise a partir da perspectiva dos egressos
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Este artigo pretende analisar a contribuição do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Pará e da Universidade Federal do Amazonas para a formação de recursos humanos qualificados, a partir da visão de seus egressos, identificando os impactos tecnológicos, econômicos, sociais e políticos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, sendo conduzido por estudo de caso, com entrevistas presenciais e remotas. As entrevistas foram guiadas por formulário aberto, semiestruturado, e iniciadas após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Também foi conduzida pesquisa documental em documentos pertinentes ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e às avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A análise foi realizada por triangulação das fontes, de modo dialético, com contextualização dos dados e discussão com a literatura. Como resultados, foram identificadas três categorias: potencialidades e limitações da formação stricto sensu; os reflexos da formação na vida social e profissional dos egressos; e a busca pelo aperfeiçoamento acadêmico e profissional permanente. Concluiu-se que a formação ofereceu mais reflexos positivos do que negativos, permitiu avanços e potencializou significativamente a vida pessoal e profissional dos egressos. Houve destaque para o ganho de conhecimentos e seu impacto na prática profissional, bem como incentivo à busca pelo aperfeiçoamento contínuo. Foram identificados impactos tecnológicos, sociais, políticos e econômicos negativos e positivos.
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Autores
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Como Citar
Pesquisa em educação em Enfermagem, Avaliação educacional, Programas de pós-graduação em Saúde, Enfermagem

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