Buscando maior visibilidade acadêmica quanto às propostas inovadoras da Metodologia Interativa e da Sequência Didática Interativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo nos traz uma reflexão sobre a produção de novos conhecimentos, tendo como aportes teóricos a hermenêutica, dialogicidade e complexidade que fundamentam uma proposta metodológica de nossa autoria, a qual denominamos de Metodologia Interativa. Como desdobramento desse procedimento cujo carro-chefe é a aplicação da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, construímos uma ferramenta didático-pedagógica chamada de Sequência Didática Interativa; temos como principais objetivos: difundir nos cursos de pós-graduação a Metodologia Interativa e a Sequência Didática Interativa como propostas inovadoras para realização de pesquisas que priorizem a abordagem qualitativa e sistematizar os aportes teóricos os quais dão sustentabilidade ao processo de análise dos dados que são coletados através da aplicação da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. Nosso interesse é que tal metodologia e técnica tenham maior visibilidade na formação de novos pesquisadores e cientistas nos cursos de pós-graduação, visando eliminar ao máximo a subjetividade e garantir maior qualidade no processo de ensino e aprendizagem. A descrição dos resultados e conclusões quanto ao desenvolvimento desse sistema legitimam pela publicação de dois livros de nossa autoria, intitulados: Como fazer pesquisa qualitativa e Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores, editados pela Editora Vozes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Maria Marly de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
Biografia
Maria Marly de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Educação pela Universidade de Sherbrooke (UDS), Canadá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Recife – PE.

Referências

ALMEIDA, C. L. S. de. Hermenêutica e dialética: dos estudos platônicos ao encontro com Hegel. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2002.
ARTIGUE, M. Ingéniere didactique: recherches en didactique des Mathematics, v. 9, n. 3. Paris: La Pensée Sauvage, 1992.
BROUSSEAU, G. Ingénerie dicdatique d’un probléme à l’étude a priori d’u.ne situation didactique. Paris: Olivet, 2008.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FOLENA. M. L. Tecendo conexões entre a trajetória formativa de professores de biologia e a prática docente a partir da educação ambiental. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2008.
GADAMER, H. G. Hermenêutica em retrospectiva: heidegger em retrospectiva. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
GUBA, E. S.; LINCOLN, I. Fourth generation evaluation. Newbury: Sage, 1989.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Brasco, 2004.
MORIN, E. Introduction à la pensée complexe. Paris: Esf, 1997.
MORIN, E. Ciência com consciência. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand; 2006.
MORIN, E. O método 6: ética. 2. ed. Porto Alegre: Sulina; 2007.
OLIVEIRA, M. M. O. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels recherches em didáctique des mathématiques. La Pensée Sauvage, v. 10, 1996
SANTOS, I. E. dos. Textos selecionados de métodos e técnicas de pesquisa científica. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.
VASCONCELOS, M. J. E. de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MARLY DE OLIVEIRA, M. Buscando maior visibilidade acadêmica quanto às propostas inovadoras da Metodologia Interativa e da Sequência Didática Interativa. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–25, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.1933. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1933. Acesso em: 17 maio. 2025.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

abr. 22, 2025
Palavras-chave:

Innovative proposal; Interactive methodology; Hermeneutics; Dialogicity; Complexity. propuesta innovadora; Metodología interactiva; Hermenéutica; Dialicigia; Complejidad. Proposta inovadora, Metodologia interativa, Hermenêutica, Dialogicidade, Complexidade

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.