A Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) lança uma edição especial com trabalhos que tratam a perspectiva feminina dentro da pós-graduação. Organizada pela CAPES, a edição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher traz inicialmente onze artigos com temas como a desigualdade de gênero na ciência e a relação entre maternidade e produtividade científica. A sub-representação bibliográfica de mulheres e as trajetórias de cientistas de referência também estão na obra.

A professora Mercedes Bustamante, Presidente da Fundação, reforça ser preciso entender como se dá o “caminho da mulher na construção da sua carreira acadêmica para que se possa pensar em como diminuir assimetrias que existem”.

Essa edição da RBPG se configura, portanto, como mais um espaço de discussão sobre a representação feminina na pós-graduação e nas políticas educacionais brasileiras com o objetivo de difundir a produção científica para a igualdade de gênero.

Os artigos da edição comemorativa foram selecionados por meio do Edital nº 18/2022. Foram 45 artigos aprovados na primeira etapa de análise, 27 passaram pela análise de mérito e assim nas demais etapas até chegar aos 11 artigos agora publicados. Vale mencionar que todas as avaliações dessa edição da RBPG foram realizadas por pesquisadoras e/ou professoras doutoradas, nenhum homem deu parecer sobre os artigos.

Os textos não aprovados apresentaram alguma desconformidade com Edital nº 18/2022. A Coordenação Editorial da RBPG entrou em contato com todos os autores comunicando o motivo da exclusão. Já os manuscritos que foram aprovados e não se encontram na publicação estão em fase de editoração. Em breve deverão ser publicados mais artigos, a edição é fluxo contínuo. 

Sobre a RBPG
A Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) é um periódico técnico científico editado pela CAPES para disseminar conhecimento científico sobre educação, ciência e tecnologia, cooperação internacional e inovação. Pensada e consolidada como um importante instrumento para a disseminação do conhecimento científico no âmbito da pós-graduação brasileira, a RBPG tem, desde 2004, preenchido e fomentado um relevante espaço de debate sobre as políticas públicas que incidem no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Acesse a página da RBPG na internet.