A Implantação da Pós-Graduação na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) Timor-Leste

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Tratar-se-á sobre a implantação da pós-graduação na UNTL no contexto do Programa de Qualificação Docente e Ensino da Língua Por­tuguesa em Timor-Leste, cujo principal objetivo é contribuir para a rein­trodução da Língua Portuguesa em Timor-Leste, uma vez que hoje ele é um país independente. O português, língua falada por parte da população do Timor Português, bem como alguns dialetos locais, foi proibido depois que a Indonésia invadiu o Timor-Leste, em 1975. Em 2002, por ocasião do restabelecimento da independência, apenas 10% da população falava o português, entretanto, a Constituição de Timor-Leste determina que o tétum e o português sejam as línguas oficiais do país, sendo o por­tuguês também língua de instrução. O que se pretende apresentar é a discussão em relação ao processo de implantação da pós-graduação em Timor-Leste como instrumento de fortalecimento da Língua Portuguesa no país do sudeste asiático, atendendo a requisitos de qualidade. A im­plantação se deu por meio de professores brasileiros, em um contexto de cooperação internacional. Logo após a independência de Timor-Leste, o Brasil assinou acordo de cooperação educacional, passando a enviar anualmente 50 professores para projetos de formação de docentes em exercício e para capacitação de professores de educação pré-secundária e secundária. Em 2007, dois novos projetos foram incluídos. Um deles foi o de Implantação da Pós-Graduação na UNTL. É sobre essa experiência, na coordenação do PG-UNTL, que versará este relato.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Maurício Aurélio dos Santos
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SANTOS, M. A. dos. A Implantação da Pós-Graduação na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) Timor-Leste. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.186. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/186. Acesso em: 28 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

Timor-Leste. Pós-Graduação. UNTL. Cooperação Internacional. Capes. East Timor. Graduate Study. UNTL. International Cooperation. Capes.