O Portal de Periódicos da Capes como instrumento de análise da produção científica mundial em Cartografia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Portal de Periódicos da Capes, utilizado como ferramenta de busca integrada, na forma simplificada, das palavras-chave cartografia e cartography, investigadas por área de conhecimento e a partir das bases indicadas para busca em cada área. A busca dessas palavras ou termos teve por objetivo o levantamento e a análise das bases e dos periódicos recuperados pelo sistema de busca do referido Portal, não só em função de sua relevância como também em função do número de trabalhos científicos disponíveis para essa área específica do conhecimento. O trabalho envolveu, portanto, o levantamento das bases indicadas por área, dos periódicos e número de publicações, bem como do tema e ano de publicação dos artigos. Os dados obtidos nos levantamentos foram tabulados e analisados e, por meio dos resultados obtidos, pode-se concluir que o Portal de Periódicos, apesar de uma excelente ferramenta de pesquisa, apresenta discrepâncias entre os resultados retornados pelo sistema de busca por ele empregado relativamente aos sistemas de buscas disponibilizados diretamente pelas bases consultadas. Outra discrepância verificada teve relação com a língua aplicada aos termos pesquisados (inglesa ou portuguesa).

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Maria Cecilia Bonato Brandalize
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BRANDALIZE, M. C. B. O Portal de Periódicos da Capes como instrumento de análise da produção científica mundial em Cartografia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 13, 2010. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.199. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/199. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

nov. 30, 2010
Palavras-chave:

Cartography. Scientific Papers. Statistical Analysis. Cartografía. Publicaciones Científicas. Análisis Estadística. Cartografia. Publicações Científicas. Análise Estatística.