Estudo de usabilidade do Portal de Periódicos da Capes: análise de perfil do usuário discente da UFPE

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Apresenta resultados preliminares de pesquisa que está sendo desenvolvida entre os membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco sobre padrões de busca e uso da informação científica na internet. A investigação foca especialmente o estudo do usuário e do uso do Portal Capes por alunos e ex-alunos de pós-graduação. Por meio de um questionário on-line, enviado a cerca de quatro mil alunos e ex-alunos dos programas de mestrado e doutorado; 407 respondentes forneceram subsídios para o estudo de cinco variáveis: (1) características pessoais; (2) vínculo atual com a UFPE; (3) recursos e uso da internet; (4) uso da informação científica; e (5) expectativa em relação aos sistemas de informação científica. Foram identificadas dificuldades no uso do Portal tanto no que se refere ao conhecimento de suas potencialidades quanto ao desconhecimento do processo da comunicação científica em si.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
  • Maria Laura Martinez
  • Marcos Galindo
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SOARES PINTO FERREIRA, S. M.; MARTINEZ, M. L.; GALINDO, M. Estudo de usabilidade do Portal de Periódicos da Capes: análise de perfil do usuário discente da UFPE. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 15, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2011.v8.211. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/211. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

mar. 31, 2011
Palavras-chave:

Usability. Graduate Program. CAPES Journals Portal. UFPE. Usabilidade. Pós-Graduação. Portal Periódicos Capes. UFPE. Usabilidad. Posgrado. Portal Periódicos de la Capes. UFPE.