Pós-graduação e pesquisas em formação de professores: 2003 a 2007
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Este estudo analisou pesquisas sobre a formação de professores na pós-graduação em educação brasileira, a partir de 64 trabalhos apresentados no GT8 (Formação de Professores) da Anped, durante as reuniões anuais de 2003 a 2007. Enfocou-se, principalmente, a apreensão das concepções de formação de professores, tomando como base os autores que fundamentaram essas pesquisas. Desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada nos aportes teórico-metodológicos da pesquisa coletiva, o estudo analisa as concepções de formação de professores que têm balizado as pesquisas na área e apresenta uma proposta de pesquisa-formação direcionada à formação de formadores de professores nos cursos de pós-graduação. Os resultados das análises indicam a eminência de uma perspectiva de formação mais política. Uma análise mais crítica dos elementos ideológicos que subjazem aos autores referenciados permitiu identificar uma hegemonia nas concepções e práticas de pesquisa e formação de professores.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Teacher Training. Research. Conceptions. Graduate Study. Collective Research. Formação de Professores. Pesquisas. Pós-Graduação. Concepções. Pesquisa Coletiva. Formación del Profesorado. Investigaciones. Posgrado. Conceptos. Investigación Colectiva.