Indicadores institucionais e a avaliação da pós-graduação

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Resumo

A educação brasileira tem sido objeto de um número crescentede avaliações em larga escala desde o nível básico até a pós-graduação.Dentre todos os processos atualmente em vigor, aquele que seencontra mais consolidado é o sistema de avaliação da Capes, cujos conceitos passaram a compor, desde 2008, o Índice Geral de Cursos(IGC). Considerando a importância da pós-graduação na composiçãodo IGC, e com base na análise dos componentes desse indicador, esteartigo apresenta resultados e propõe a formulação de um novo indicadorinstitucional de qualidade exclusivo para a pós-graduação stricto sensu.Essa proposição, inspirada no IGC, considera a quantidade de programas,o número de alunos matriculados e os conceitos Capes.

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Autores
  • Hélio Radke Bittencourt
  • Jorge Luis Nicolas Audy
  • Alziro César de Morais Rodrigues
  • Alam de Oliveira Casartelli
Biografia
Referências

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Como Citar

BITTENCOURT, H. R.; AUDY, J. L. N.; RODRIGUES, A. C. de M.; CASARTELLI, A. de O. Indicadores institucionais e a avaliação da pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 18, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.353. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/353. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 31, 2012