Produção científica de pesquisadores com doutorado no Brasil e no exterior: diferenças entre gêneros na área de Ecologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a produtividade científica dos pesquisadores brasileiros da área de ecologia, de ambos os sexos, que realizaram o doutorado no Brasil e no exterior, em termos do número de artigos em periódicos brasileiros e internacionais em diferentes fases da carreira. Foram analisados os currículos de 105 pesquisadores que concluíram o doutorado entre 1990 e 2004. As mulheres publicaram menos artigos que os homens e as que realizaram o doutorado no exterior publicaram ainda menos do que as que realizaram o doutorado no Brasil. Os homens que realizaram o doutorado no exterior publicaram mais do que aqueles que realizaram o doutorado no Brasil, exceto no período durante o doutorado e nos primeiros cinco anos da carreira.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Jussara Pereira Prado Universidade de Brasília
Biografia
Jussara Pereira Prado, Universidade de Brasília
Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília-UnB, doutoranda em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações (PSTO) da UnB, analista em C&T da CAPES.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PRADO, J. P. Produção científica de pesquisadores com doutorado no Brasil e no exterior: diferenças entre gêneros na área de Ecologia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 25, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.479. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/479. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

out. 21, 2014
Palavras-chave:

Produção Científica, Doutorado Brasil/Exterior, Ecologia Scientific Production. Gender. Doctorate Abroad. Ecology. Producción Científica. Género. Doctorado en el Exterior. Ecología.