Produção científica de pesquisadores com doutorado no Brasil e no exterior: diferenças entre gêneros na área de Ecologia

Autores

  • Jussara Pereira Prado Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.479

Palavras-chave:

Produção Científica, Doutorado Brasil/Exterior, Ecologia

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a produtividade científica dos pesquisadores brasileiros da área de ecologia, de ambos os sexos, que realizaram o doutorado no Brasil e no exterior, em termos do número de artigos em periódicos brasileiros e internacionais em diferentes fases da carreira. Foram analisados os currículos de 105 pesquisadores que concluíram o doutorado entre 1990 e 2004. As mulheres publicaram menos artigos que os homens e as que realizaram o doutorado no exterior publicaram ainda menos do que as que realizaram o doutorado no Brasil. Os homens que realizaram o doutorado no exterior publicaram mais do que aqueles que realizaram o doutorado no Brasil, exceto no período durante o doutorado e nos primeiros cinco anos da carreira.

Biografia do Autor

Jussara Pereira Prado, Universidade de Brasília

Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília-UnB, doutoranda em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações (PSTO) da UnB, analista em C&T da CAPES.

Downloads

Publicado

2014-10-21

Como Citar

PRADO, J. P. Produção científica de pesquisadores com doutorado no Brasil e no exterior: diferenças entre gêneros na área de Ecologia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 11, n. 25, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.479. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/479. Acesso em: 18 ago. 2026.

Edição

Seção

Estudos