A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Eleonora Jorge Ricardo
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

RICARDO, E. J.; VILARINHO, L. R. G. A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 3, n. 5, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2006.v3.96. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/96. Acesso em: 27 dez. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Educação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria. Education online. Virtual classroom. Authorship construction.