Avaliação de produtividade e sustentabilidade de sistemas agroecológicos de duas propriedades do interior do estado de São Paulo

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A transição da agricultura convencional para a agroecologia - um novo conceito de desenvolvimento rural - demanda mudanças progressivas. Esta prioriza as esferas: sociais, econômicas, ambientais e científicas. Assim, o objetivo deste trabalho foi comparar dois agroecossistemas por meio de indicadores agroecológicos de sustentabilidade. As áreas de estudo se localizavam na zona rural da região de Campinas e Jaguariúna, estado de São Paulo. As propriedades foram avaliadas com base em 63 indicadores e comparadas mediante gráficos de radar e teste Kruskal-Wallis. Os resultados mostram que a avaliação de aspectos em diversas áreas permite categorizar de forma mais precisa o estágio e a qualidade da produção no sistema. As propriedades estão em evolução na transição agroecológica, sendo que a Vila Yamaguishi possuiu um sistema mais estruturado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Thaís Helena Mandello Pimenta Almeida Mestre em Ecologia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Nidia Mara Marchiori Doutoranda em Biologia Vegetal, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia. AC Unicamp Cidade Universitária 13083970 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 84244846.
  • Magda Silva Carneiro Doutoranda em Ecologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Instituto de Biologia. AC Unicamp Cidade Universitária 13083970 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 84244846.
Biografia
Thaís Helena Mandello Pimenta Almeida, Mestre em Ecologia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Mestre em Ecologia, Unicamp, SP.Bióloga, Universidade Federal de Alfenas, MG.Ecologia vegetal, Ecologia Urbana
Nidia Mara Marchiori, Doutoranda em Biologia Vegetal, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia. AC Unicamp Cidade Universitária 13083970 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 84244846.
Doutoranda em Biologia Vegetal, Unicamp, SP.Mestre em Biologia Vegetal, Unicamp, SP.Bióloga, Universidade Federal de Ouro Preto, SP.Ecologia, Ecofisiologia vegetal.
Magda Silva Carneiro, Doutoranda em Ecologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Instituto de Biologia. AC Unicamp Cidade Universitária 13083970 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 84244846.
Doutoranda em Ecologia, Unicamp, SPMestre em Ecologia e Tecnologia Ambiental, Universidade Federal de Alfenas, MGBióloga, Universidade Federal de Alfenas, MGEcologia, Ciências Ambientais.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ALMEIDA, T. H. M. P.; MARCHIORI, N. M.; CARNEIRO, M. S. Avaliação de produtividade e sustentabilidade de sistemas agroecológicos de duas propriedades do interior do estado de São Paulo. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 32, 10 mar. 2017.

Seção

Estudos

Publicado:

Mar 10, 2017
Palavras-chave:

Agricultura Sustentável. Indicadores. Ecologia.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.