Desenvolvimento territorial sustentável: uma nova experiência na Mata Atlântica
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Apresentamos as origens e os primeiros resultados de uma experiência de pós-graduação stricto sensu da expansão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizada no litoral do estado. A partir de um projeto político pedagógico diferenciado e após oito anos de consolidação, foi criado o Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Seu desafio é realizar pesquisas científicas inter e multidisciplinares que contribuam para o desenvolvimento regional e para o entendimento das constantes tensões envoltas na conservação e degradação da natureza da região, um notável remanescente da Mata Atlântica brasileira. Questões paradoxais permeiam todo o território, pois além de rica biodiversidade, conserva traços culturais singulares, ao mesmo tempo em que se destaca como polo industrial de exportação de commodities do agronegócio e de prestação de serviços para a exploração do petróleo do pré-sal.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Desenvolvimento. Mata Atlântica. Território. Interdisciplinaridade.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.
Além disso, os autores declaram que:
- Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
- O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.