Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A pesquisa e o ensino universitários contemporâneos demandam cada vez mais a colaboração de professores baseados em diferentes departamentos para o estudo de temas complexos, por meio da interdisciplinaridade. O artigo trata da descrição de um programa desta natureza, focalizado na pesquisa e na formação pós-graduada em Agronegócios e da avaliação dos seus resultados após cinco anos (1999 a 2004). A metodologia contou com pesquisa documental e análise de dados secundários oriundos dos relatórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dos registros existentes na secretaria do curso de Pós-graduação em Agronegócios (PPG-Agronegócios) do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de entrevistas não estruturadas feitas com os docentes do programa. Principal conclusão: o programa analisado encontra-se num processo de construção entre a idéia de multidisciplinaridade e de interdisciplinaridade, conforme os conceitos trabalhados no referencial teórico utilizado neste estudo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Debora Nayar Hoff
  • Homero Dewes
  • Régis Rathmann
  • Kelly Lissandra Bruch
  • Antônio Domingos Padula
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

HOFF, D. N.; DEWES, H.; RATHMANN, R.; BRUCH, K. L.; PADULA, A. D. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 4, n. 7, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2007.v4.119. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/119. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

Pós-Graduação. Consiliência. Multidisciplinaridade. Complexidade. Raduate Study. Consilience. Multidisciplinarity. Complexity.