INTERSECÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS VÁRIAS TIPOLOGIAS DE SABERES DOCENTES NAS PESQUISAS BRASILEIRAS

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Resumo

Pesquisas sobre a temática de saberes docentes evidenciaram que a complexidade dos eventos em sala de aula exige mais do que apenas a mobilização de saberes, o professor deve diariamente construir e reconstruir seus conhecimentos. Assim, a formação continuada se configura em um processo ímpar de ressignificação da prática profissional do professor. O objetivo deste trabalho é caracterizar a intersecção entre as discussões sobre os saberes docentes e a formação continuada de professores em periódicos brasileiros, utilizando o método da revisão sistemática. Como resultados constatou-se que a área de matemática é a que mais realiza essa intersecção, sendo o Ensino Fundamental o principal foco. A pesquisa apontou, ainda, que as investigações na interface formação continuada e saberes docentes se encontram polissêmicas e polifônicas, não sendo possível identificar tendências teórico-metodológicas.

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Referências

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Como Citar

ANTONIO MORALLES, V. .; MOURA BEGO, A. INTERSECÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS VÁRIAS TIPOLOGIAS DE SABERES DOCENTES NAS PESQUISAS BRASILEIRAS . Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 1–31, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i35.1631. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1631. Acesso em: 27 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

jun. 24, 2020
Palavras-chave:

Teaching knowledge; Continuing education, Systematic review Conocimiento y Enseñanza; Educación continua, Revisión sistemática Saberes docentes; Formação continuada, Revisão sistemática.