DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA FORMATIVA DA PÓS-GRADUAÇÃO

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

No presente trabalho, são apresentados os resultados de um estudo desenvolvido na disciplina ‘Oficina de Apoio Didático’, oferecida desde 2016 em um programa de pós-graduação stricto sensu da grande área Ciências da Saúde. A disciplina tem por objetivos: (1) estimular os estudantes a discutir e construir princípios, critérios e estratégias de ensino e de aprendizagem; (2) refletir sobre a formação humanista do estudante universitário; (3) planejar, construir e aplicar recursos didáticos em situações de ensino. Nosso objetivo de pesquisa foi investigar os processos formativos da docência do ensino superior, analisando três momentos da disciplina: (1) construção das memórias escolares e reflexões sobre ‘o professor inesquecível’, (2) formação humanista do professor em prol do desenvolvimento humano: debates contemporâneos e (3) ‘pondo a mão na massa’: construção colaborativa e aplicação de ferramentas inovadoras em disciplinas da graduação. Consideramos como dados da pesquisa: narrativas de aula dos formadores, produção de memórias escolares dos estudantes, registros orais audiogravados dos estudantes durante os debates e discussões em aulas, carta ao ‘professor inesquecível’, videogravação da socialização de aulas e apresentações. Os resultados indicam que foi possível construir caminhos para pensar uma formação do futuro professor do ensino superior na perspectiva da produção de conhecimentos compartilhados sobre a docência. Os formadores e futuros professores aprenderam durante todo o processo, sobretudo como é possível repensar práticas inovadoras de ensino na graduação em um ambiente problematizador, mesmo em disciplinas com altos índices de reprovação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Adriana Souza Adriana Souza
  • Luciano Allegretti Mercadante
  • Regina Célia Grando
Biografia
Referências

ANDRÉ, M. Pesquisas sobre formação de professores: uma análise das racionalidades. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 14, p. 90-104, 2006. ISSN: 1415-9902.
ALARCÃO, I. A formação do professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. p. 40-59.
CARDOSO, M. I. S. T.; BATISTA, P. M. F.; GRAÇA, A. B. S. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 371-390, abr./jun. 2016. ISSN 1809-449X. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2020.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, [S. l.], v. 24, p. 249-305, 1999.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União: Brasília, DF, nº 73, p. 31-32, 19 abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
O FUTURO da escola: Seymour Papert e Paulo Freire - uma conversa sobre informática, ensino e aprendizagem. São Paulo: TV PUC, 1996. 1 vídeo (60 min.). Color. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2019.
PASSOS, C. L. B. et al. Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, [S. l.], v. XV, n. 1-2, p. 193-219, 2006. ISSN: 0872-3915. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2020.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005. p. 17-52.
SALVADORI, M. A. B.; GRANDO, R. C.; NACARATO, A. M. “Meus tempos de aluna”: trabalhos de memória e processos de constituição de identidades docentes. In: PINHO, S. Z. et al. (Org.). A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação. São Paulo: Unesp, 2007. v. 1, p. 232-332.
SOUSA, C. P.; CATANI, D. B.; SOUZA, M. C. C. C.; BUENO, B. O. Memória e autobiografia: formação de mulheres e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 2, p. 61-75, 1996. ISSN 1413-2478.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ADRIANA SOUZA, A. S.; ALLEGRETTI MERCADANTE, L.; CÉLIA GRANDO, R. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA FORMATIVA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 17, n. 37, p. 1-17, 29 jul. 2021.

Seção

Experiências

Publicado:

Jul 29, 2021
Palavras-chave:

Formação de professores. Estratégias de ensino. Pós-graduação

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.