PADRONIZAÇÃO DA COLETA DE INFORMAÇÕES PARA A PLATAFORMA SUCUPIRA PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO POR MEIO DA GESTÃO POR PROCESSOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Os programas de pós-graduação (PPG) no Brasil são submetidos à avaliação quadrienal pela Capes e devem enviar anualmente informações por meio da Plataforma Sucupira, que é um dos itens que compõe esta avaliação, Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apesar dos programas possuírem um regimento geral, cada um possui seu próprio regimento interno, resultando na falta de comunicação entre os programas em relação a execução de tarefas internas e, consequentemente, ausência de padronização dos processos e procedimentos. O presente estudo tem como objetivo apurar como é realizada a coleta dessas informações pelos PPGs da UFSCar para alimentação da Plataforma Sucupira e relatar as principais dificuldades enfrentadas. Para tanto se desenvolveu uma pesquisa qualitativa, por meio de método exploratório com as técnicas de pesquisas bibliográfica e pesquisa-ação. Como resultado, a pesquisa traz o mapeamento e análise do processo de coleta de dados para a Plataforma Sucupira. Dessa forma, apresenta uma contribuição a um processo crítico aos programas de pós graduação da universidade e do Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Priscila Helen Carvalho UFSCar
  • Vanessa Cristina Migliato UFSCar
  • Ana Rita Tiradentes Terra Argoud UFSCar
Biografia
Priscila Helen Carvalho, UFSCar
Especialista em Gestão Organizacionais e de Pessoas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Vanessa Cristina Migliato, UFSCar
Especialista em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Ana Rita Tiradentes Terra Argoud, UFSCar
Professora credenciada no Programa de Pós Graduação em Gestão de Operações e Sistemas Públicos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) .
Referências

ABPMP - Association of Business Process Management Professionals. BPM CBOK: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio. Corpo Comum do Conhecimento - ABPMP BPM CBOK V3.0, 2013.

ASSIS, R. D.; ANDRADE, K. A.; SILVA. M. M. P. Mapeamento de Processos como Fator de Melhoria da Qualidade em Organizações: Estudo de Caso em uma Organização pública do Estado de Roraima, In: XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2015. Resende - Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/42622532.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

BERSSANETI, Fernando Tobal; BOUER, Gregório. Qualidade Conceitos e Aplicações em Produtos Projetos e Processos. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2013.

BRASIL. Imprensa Nacional. Manual de referência de mapeamento de processos. 1. ed. APLAN/DIRGE/IN/CC/PR. Brasília-DF/2018.

CAPES . Módulo Coleta de Dados. 2014. Disponível em: https://www.Capes.gov.br/avaliacao/plataforma-sucupira/modulo-coleta-de-dados. Acesso em: 17 jun. 2020.

______. História e Missão. 2008. Disponível em: https://www.capes.gov.br/historia-e-missao. Acesso em: 17 jun. 2020.

______. Tutorial Sucupira - Coleta. 2016. Disponível em: https://sites.google.com/view/tutorialsucupira/home. Acesso em: 08 jun. 2020.

CNPq. Plataforma Lattes. 2020. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 23 ago. 2020.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: abordagens prescritivas e normativas da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

COHEN, M. M. Guia de Gestão Por Processos. Fundação Oswaldo Cruz. Rev. 01, 2014.

FERRAZ, R. R.; MACCARI, E. A.; QUONIAM, L.; SILVA, M. V. C.; MODKOVSKI, A. F. Planejamento anual e quadrienal de prestação de contas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da ferramenta computacional Scriptsucupira. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 14, p. 1-25, 2017.

GIL, A. C. Como Elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HORBE, T. A. N; MOURA, G. L; SILVA, A. H; VARGAS, K. S; MACHADO, E. C. Gestão por processos: uma proposta de melhoria aplicada a uma pequena empresa do ramo de alimentação. Rev. Sistemas & Gestão, Rio de janeiro, v. 10, n. 2, 2015, p. 226-237. Disponível em: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N2A2. Acesso em: 23 jul. 2020.

KLUG SOLUTIONS. Software ARPO. Versão 4.80.2 Português BR. Licença Acadêmica. Klug Solutions, 2019.

LOUZADA, C. C.; Gestão Por Processos: Estudo de Caso em uma empresa de Varejo de colchões. Rev. Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v.1, n.1, p. 36-53, jan./jun.2013. Disponível em: https://www2.unifap.br/furtado/files/2017/04/artigo1.11.pdf . Acesso em: 14 jul. 2020.

MACCARI, E. A.; RODRIGUES, L. C.; ALESSIO, E. M.; QUONIAM, L. M. Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 5, n. 9, 2008.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, M. F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisa em Administração. Catalão: UFG, 2011.

PEREIRA, N. A.; ARGOUD, A. R. T. T.; PEREIRA FILHO, N. A.; POLITANO, P. R. Gestão por Processos.1. ed. São Carlos: Editora Pixel, 2015.

PROPG. 2020. Disponível em: https://www.propg.ufscar.br/pt-br/pos-na-ufscar/programas. Acesso em: 27 jul. 2020.

SARDINHA, J. C. A contribuição do ciclo PDCA e do SDCA na metodologia Balanced Scorecard no cumprimento de metas estratégicas. In: VIII Encontro Latino Americano de Pós Graduação, 2008, São José dos Campos. XII INIC e VIII EPG da Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG00583_01_O.pdf. Acesso em: 16 jul. 2020.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CARVALHO, P. H.; MIGLIATO, V. C.; ARGOUD, A. R. T. T. PADRONIZAÇÃO DA COLETA DE INFORMAÇÕES PARA A PLATAFORMA SUCUPIRA PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO POR MEIO DA GESTÃO POR PROCESSOS. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 17, n. 37, p. 1-18, 29 jul. 2021.

Seção

Experiências

Publicado:

Jul 29, 2021
Palavras-chave:

Gestão por processos. Padronização. Plataforma Sucupira.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.