"... e uma alternativa para a exclusão escolar, tem?"

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este trabalho reflete os estudos e debates que vêm sendo realizados no âmbito de um programa de pós-graduação em Educação do Rio de Janeiro aliados à experiência docente no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental de uma escola pública da região metropolitanado Rio. Nele, busca-se compreender o processo de exclusão/inclusão escolar, tentando vislumbrar a possibilidade de uma alternativa para ele mediante a aproximação dos estudos pós-graduados com a realidade cotidiana da escola básica. Para isso, lança-se mão de um referencial sociológico e psicossocial sobre a exclusão, que dá suporte para discutira exclusão escolar, e, por fim, esboça-se um “relato de experiência”, que ilustra significativamente o processo de inclusão/exclusão no contexto da escola.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Tatiana Bezerra Fagundes
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FAGUNDES, T. B. "... e uma alternativa para a exclusão escolar, tem?". Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2011.v8.246. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/246. Acesso em: 20 abr. 2024.

Palavras-chave:

Exclusion/Inclusion. Graduate Study in Education. Elementary School. Exclusão/Inclusão Escolar. Pós-Graduação em Educação. Educação Básica. Exclusión/Inclusión Escolar. Postgrado en Educación. Educación Primaria.