Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este texto explora a (res)significação das didáticas específicas mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TICs)na formação de professores. Analisa a natureza das didáticas específicas e o seu papel no mestrado em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Dados foram coletados por meio do levantamento das dissertações produzidas no primeiro triênio de funcionamento do programa, assim como de entrevistas com mestrandos. Resultados indicam que, ao articular o saber de diversas áreas, as didáticas específicas assumem uma nova configuração e rompem com as divisões epistemológicas instauradas pela tradição francesa. O estudo mostra ainda que a emergência de novos sentidos para a didática como campo epistemológico, considerando as inovações tecnológicas e pedagógicas,abre espaço para um pensar e fazer interdisciplinar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sônia Regina Mendes dos Santos
  • Herbert Gomes Martins
  • Cleonice Puggian
  • Patrícia Maneschy Duarte da Costa
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DOS SANTOS, S. R. M.; MARTINS, H. G.; PUGGIAN, C.; DA COSTA, P. M. D. Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 16, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.279. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/279. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Primeira Seção

Publicado:

abr. 30, 2012
Palavras-chave:

Didactics. Teacher Training. Science Education. Information Technology. Professional Master Program. Didática. Formação de Professores. Ensino das Ciências na Educação Básica. Tecnologias da Informação e Comunicação. Mestrado Profissional. Didáctica. Formación de Profesores. Enseñanza de las Ciencias en la Educación Básica. Tecnologías de la Información y la Comunicación. Máster Profesional.