Reflexões sobre o processo de formação continuada proposto por um curso de especialização em Educação em Ciências e Tecnologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Apresentamos a proposta de um curso de especialização na modalidade lato sensu que foi implementado na Fundação Universidade Federal do Pampa, no ano de 2008. A especialização foi voltada para a formação continuada de professores que atuam na Educação emCiências e Tecnologia. Apresentamos reflexões sobre o andamento docurso e depois sobre as suas contribuições produzidas nas atividades de docência dos egressos. Para isso, utilizamos dois momentos de coleta de informações: o primeiro, por meio de questionários abertos que os alunos respondiam durante o curso, ao final de cada módulo de disciplinas formativas; e o segundo, por meio de um questionário aberto respondido via internet, seis meses após o período de defesa do trabalhode conclusão. Foi possível avaliar a proposta didática oferecida pelo curso, as barreiras enfrentadas pelos alunos no decorrer da formação e também suas expectativas perante o futuro na carreira docente. Os resultados apontam para o êxito da proposta implementada na busca daformação continuada dos professores em exercício. Pode-se perceber ograu de satisfação dos egressos – muitos deles se encontram em plena reflexão e outros já em efetiva mudança de suas práticas didáticas na escola. Foi possível perceber, por diversos ângulos, que o curso pode ser melhorado, principalmente no que diz respeito a uma maior ênfase sobre as propostas didáticas relacionadas à Física e à Química experimentais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Fábio Saraiva da Rocha
  • Pedro Fernando Teixeira Dorneles
  • Guilherme Frederico Marranghello
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SARAIVA DA ROCHA, F.; TEIXEIRA DORNELES, P. F.; MARRANGHELLO, G. F. Reflexões sobre o processo de formação continuada proposto por um curso de especialização em Educação em Ciências e Tecnologia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 16, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.285. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/285. Acesso em: 26 abr. 2024.

Seção

Primeira Seção

Publicado:

abr. 30, 2012
Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores. Educação em Ciências e Tecnologia. Prática Docente. Continuous Process of Teacher Formation. Science and Technology Education. Teacher Education. Formación Continuada de Profesores. Educación en Ciencias y Tecnología. Práctica Docente.