A pós-graduação e a sustentabilidade do abastecimento de comunidades ribeirinhas na Amazônia por meio de água de chuva: da concepção à ação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Apesar de a Amazônia ser rica em recursos hídricos, suapopulação tem dificuldade no acesso à água potável. O abastecimentode água nas ilhas de Belém (PA) é deficitário. Alternativas locais quegarantam o acesso à água em quantidade e qualidade adequadas sãograndes desafios. O objetivo deste artigo é apresentar uma experiênciaintegradora de dois programas de pós-graduação na implementaçãode alternativas de aproveitamento da água de chuva para fins potáveisa fim de contribuir com a sustentabilidade do abastecimento local. Acaracterização socioeconômica e o diagnóstico do abastecimentode água subsidiaram a implantação dos sistemas. Verificou-se asustentabilidade por meio da aceitabilidade e do acesso ao sistema,dos impactos financeiros e dos padrões qualitativos da água. Deforma geral, são modelos positivos de abastecimento de água parapopulações ribeirinhas da Amazônia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Nircele Silva Leal Veloso
  • Cristiane Costa
  • Ronaldo Lopes
  • Mário Vasconcellos
  • Tony Carlos
  • Dênio Ramam
Biografia
Nircele Silva Leal Veloso
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LEAL VELOSO, N. S.; COSTA, C.; LOPES, R.; VASCONCELLOS, M.; CARLOS, T.; RAMAM, D. A pós-graduação e a sustentabilidade do abastecimento de comunidades ribeirinhas na Amazônia por meio de água de chuva: da concepção à ação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 21, 14 fev. 2014.

Seção

Experiências

Publicado:

Fev 14, 2014
Palavras-chave:

Água da Chuva. Abastecimento de Água. Desenvolvimento Local. Belém. Amazônia

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.