Inovação e sustentabilidade na indústria da construção: um exercício de ensino no PPG-FAU/UnB

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do desenvolvimento daferramenta Cais (Concepção e Análise em Inovação e Sustentabilidade)para a estruturação do raciocínio e análise de projetos, concebida eutilizada na disciplina Estudos Especiais em Tecnologia 1: Inovaçãoe Sustentabilidade na Indústria da Construção (PPG-FAU/UnB). Ométodo utilizado foi dividido em fundamentação, concepção, análisee teste de aplicabilidade. O uso do Cais potencializou a estruturaçãoe delimitação das pesquisas, permitiu analisar as contribuições eminovação e sustentabilidade das pesquisas no contexto da CPIC eidentificar caminhos para a difusão dos resultados das pesquisas.Essa ferramenta pode ser um instrumento de avaliação, alavancageme incentivo para projetos que gerem resultados em sinergia com ainovação e sustentabilidade da indústria da construção.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Raquel Naves
  • Katia Broeto
  • Maria Vitoria
Biografia
Raquel Naves
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

NAVES, R.; BROETO, K.; VITORIA, M. Inovação e sustentabilidade na indústria da construção: um exercício de ensino no PPG-FAU/UnB. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 21, 14 fev. 2014.

Seção

Experiências

Publicado:

Fev 14, 2014
Palavras-chave:

Estruturação e Difusão de Pesquisas. Inovação. Sustentabilidade. Indústria da Construção.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.