Múltiplos saberes da diversidade em rede: conexões interculturais no debate da inclusão digital na perspectiva dos povos da floresta

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo analisa a questão relativa à inclusão digital no espaçoamazônico, enfocando as razões para uma inclusão digital/intercultural;os múltiplos saberes culturais existentes; a implementação das novastecnologias da informação e do conhecimento, a partir da etnologia nacibercultura; além de buscar compreender essa nova inclusão digitalpautada nos reais interesses dos povos e das populações tradicionaisda Amazônia. Enfatiza as propostas de inclusão digital presentes naagenda de governo, com o objetivo de questionar a dificuldade de acessopor parte de populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas, tendo emvista que as políticas públicas de inclusão digital não se estendem paraessas populações. Com este estudo de caráter ensaístico, chegouseà conclusão de que ainda há muito a ser feito pelas populaçõestradicionais da Amazônia, a começar pelo reconhecimento de suasculturas e da conquista da cidadania.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Ricardo Damasceno
Biografia
Ricardo Damasceno
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DAMASCENO, R. Múltiplos saberes da diversidade em rede: conexões interculturais no debate da inclusão digital na perspectiva dos povos da floresta. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 21, 14 fev. 2014.

Seção

Debates

Publicado:

Fev 14, 2014
Palavras-chave:

Inclusão Intercultural e Digital. Etnologia e Cibercultura. Sustentabilidade.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.