Desenvolvimento sustentável e algumas vulnerabilidades geradas pelo não atendimento de necessidades básicas

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O tema deste artigo se insere no contexto atual de transição,ou de tentativas de transição, de um modelo de desenvolvimentoconsiderado insustentável para outro, sustentável. Analisa essatransição pela presença de organizações internacionais atuandoem prol da humanização do desenvolvimento e pela existência denovos indicadores de desenvolvimento. Tem por objetivo abordar asvulnerabilidades individuais/sociais possíveis de serem geradas pelonão atendimento de necessidades humanas. Utiliza como métodoa sobreposição dos conceitos de desenvolvimento, necessidades evulnerabilidades, recorrendo a algumas disposições metodológicas dateoria da complexidade. Conclui sobre a importância de abordagenseconômicas aproximarem-se da complexidade, utilizarem os novos indicadores de sustentabilidade e de valores humanos. Consideraa proposição de que, quando a economia muda, o desenvolvimentomuda. Quando o ser humano muda, a economia e o desenvolvimentotambém mudam.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Wilma de Assis
  • Maria Elisa
Biografia
Wilma de Assis
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DE ASSIS, W.; ELISA, M. Desenvolvimento sustentável e algumas vulnerabilidades geradas pelo não atendimento de necessidades básicas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 21, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.427. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/427. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

fev. 14, 2014
Palavras-chave:

Vulnerabilities. Necessities. Development. Sustainability. Vulnerabilidades. Necesidades. Desarrollo. Sostenibilidad. Vulnerabilidades. Necessidades. Desenvolvimento. Sustentabilidade.