Desenvolvimento sustentável e algumas vulnerabilidades geradas pelo não atendimento de necessidades básicas

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O tema deste artigo se insere no contexto atual de transição,ou de tentativas de transição, de um modelo de desenvolvimentoconsiderado insustentável para outro, sustentável. Analisa essatransição pela presença de organizações internacionais atuandoem prol da humanização do desenvolvimento e pela existência denovos indicadores de desenvolvimento. Tem por objetivo abordar asvulnerabilidades individuais/sociais possíveis de serem geradas pelonão atendimento de necessidades humanas. Utiliza como métodoa sobreposição dos conceitos de desenvolvimento, necessidades evulnerabilidades, recorrendo a algumas disposições metodológicas dateoria da complexidade. Conclui sobre a importância de abordagenseconômicas aproximarem-se da complexidade, utilizarem os novos indicadores de sustentabilidade e de valores humanos. Consideraa proposição de que, quando a economia muda, o desenvolvimentomuda. Quando o ser humano muda, a economia e o desenvolvimentotambém mudam.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Wilma de Assis
  • Maria Elisa
Biografia
Wilma de Assis
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DE ASSIS, W.; ELISA, M. Desenvolvimento sustentável e algumas vulnerabilidades geradas pelo não atendimento de necessidades básicas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 21, 14 fev. 2014.

Seção

Debates

Publicado:

Fev 14, 2014
Palavras-chave:

Vulnerabilidades. Necessidades. Desenvolvimento. Sustentabilidade.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.