Estudo longitudinal das dissertações e teses para obtenção de indicadores científicos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

As dissertações e teses elaboradas no Programa de pós-graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) foram utilizadas como objeto de estudo para obter indicadores temáticos, no período de 1977 a 2009, totalizando 1.670 itens. As teses foram categorizadas de acordo com as 33 metacategorias da Subject Categories and Scope Descriptions list. O uso das dissertações e teses como corpus de estudo mostrou-se apropriado para a elaboração de indicadores científicos. Os resultados permitiram uma correlação com os fatos históricos e políticos. A distribuição temática evidenciou a multidisciplinaridade da área nuclear e ciências relacionadas O tratamento estatístico de análise de agrupamentos foi utilizado para reunir  os temas com comportamento semelhante, identificando as frentes de pesquisa, permitindo  visualizar as  tendências  de cada grupo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Mery Piedad Zamudio Igami Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
  • Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro Faculdade de Odontologia USP Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FESPSP)
  • Jose Carlos Bressiani Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
Biografia
Mery Piedad Zamudio Igami, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
Dra em Tecnologia Nuclear - Gestão ; Bibliotecaria formada na Escola de Biblioteconomia e Documentação - Saõ Carlos; área de atuação: Administraçao de Bibliotecas e  Ciencia da informação;  IPEN- SP Gerencia de Documentação Cientifica
Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro, Faculdade de Odontologia USP Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FESPSP)
BibliotecáriaProfessora Doutora
Jose Carlos Bressiani, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
Prof. Dr. ; Engenharia de materiais; UFSCAR- São Carlos - SP atual Superintendente do IPEN-SP
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

IGAMI, M. P. Z.; FUNARO, V. M. B. DE O.; BRESSIANI, J. C. Estudo longitudinal das dissertações e teses para obtenção de indicadores científicos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 25, 9 dez. 2014.

Seção

Estudos

Publicado:

Dez 9, 2014
Palavras-chave:

Cienciometria. Bibliometria. Teses . Indicadores bibliométricos. Energia nuclear

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.