Análise da formação de recursos humanos em Biotecnologia no Nordeste brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Apontada nas atuais políticas de Ciência, Tecnologia e Inovaçãocomo uma área portadora de futuro, a Biotecnologia tem exigido políticasespecíficas para o seu desenvolvimento. Dentre elas, a formaçãode recursos humanos, que constitui uma ação estratégica. Visando contribuir com essa temática, o presente artigo objetiva analisar aformação de recursos humanos em Biotecnologia no Nordeste brasileiro.Foram utilizadas como fonte de pesquisa as linhas de pesquisa doscursos de pós-graduação stricto sensu ofertados na região e asdesenvolvidas pelos grupos de pesquisas cadastrados na plataformaLattes do CNPq. Os resultados apontam para: a articulação entre ostemas regionais e as áreas de fronteiras; e a ausência de formação nasáreas de Nanobiotecnologia e Bioinformática e de pesquisadores emtemas relacionados a ações estruturantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Benedita Marta Gomes Costa
  • Edilson da Silva Pedro
  • Gorete Ribeiro de Macedo
Biografia
Benedita Marta Gomes Costa
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

COSTA, B. M. G.; PEDRO, E. DA S.; DE MACEDO, G. R. Análise da formação de recursos humanos em Biotecnologia no Nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 22, 1 abr. 2014.

Seção

Estudos

Publicado:

Abr 1, 2014
Palavras-chave:

Biotecnologia. Formação de Recursos Humanos. Região Nordeste. Linhas de Pesquisas.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.