Perfil dos mestres de um programa de pós-graduação em Promoção de Saúde: características e percepções sobre o curso

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil de mestres egressos entre janeiro de 2006 e maio de 2011 do mestrado em Promoção de Saúde da Universidade de Franca e suas percepções sobre o curso. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, autoaplicável, enviado por correio eletrônico. Da amostra de 128 egressos, 86 (67,1%) responderam à pesquisa, sendo predominantes as mulheres, fisioterapeutas e enfermeiras. A idade média ao iniciarem o mestrado foi de 34 anos e o tempo médio para titulação, de 25,6 meses. Durante o curso, trabalhavam mais de 40 horas semanais como docentes em instituições de ensino superior privadas, que eram as fontes de auxílio financeiro para a realizaçãodo curso. Apresentaram pouca atuação em pesquisa, mas um bom domínio do inglês. A titulação contribuiu com um aumento salarial menor que 20%, e a docência apresentou-se como a área de atuação predominante antes e depois do mestrado. As expectativas em relação ao curso foram plenamente alcançadas; o curso foi considerado imprescindível para o exercício profissional, e o aprendizado adquirido é utilizado na docência. Este estudo permitiu conhecer profissionais com habilidades e competências para a solução de problemas atuais e capazes de auxiliar no planejamento de condições melhores para as comunidades locais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sara Regina Ferreira
  • Mônica Andrade Morraye
Biografia
Sara Regina Ferreira
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FERREIRA, S. R.; MORRAYE, M. A. Perfil dos mestres de um programa de pós-graduação em Promoção de Saúde: características e percepções sobre o curso. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 22, 1 abr. 2014.

Seção

Estudos

Publicado:

Abr 1, 2014
Palavras-chave:

Egressos. Pós-Graduação. Promoção de Saúde

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.