Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos)

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O texto tem o objetivo de expor e refletir uma experiênciade trabalho colaborativo entre duas universidades brasileiras, aUniversidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade do Vale do Riodos Sinos (Unisinos), por meio de seus programas de pós-graduaçãoem Educação. O trabalho aqui analisado foi desenvolvido por meio doProjeto Casadinhos: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (Capes)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado doRio Grande do Sul (Fapergs), na perspectiva de viabilizar uma relaçãomais sistemática e orgânica entre um programa consolidado (Unisinos)e um programa em consolidação (UFPel). Além de retomar o projeto eapontar para breve análise das atividades e da produção que resultaramdo projeto, os autores intentam refletir a pós-graduação stricto sensue sua relação com a natureza do trabalho da universidade. O textosugere que há motivos que justificam a dedicação de significativonúmero de docentes à pós-graduação, buscando, solidariamente, pôra serviço da sociedade o que resulta de tal investimento. O destaque,portanto, é para a inserção social dos programas de pós-graduaçãoe, por consequência, a relação com a pesquisa e a produção doconhecimento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Gomercindo Ghiggi
  • Danilo R. Streck
Biografia
Gomercindo Ghiggi
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

GHIGGI, G.; STRECK, D. R. Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos). Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 22, 1 abr. 2014.

Seção

Experiências

Publicado:

Abr 1, 2014
Palavras-chave:

Projeto Casadinhos. Pós-Graduação, Educação e Solidariedade. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação e Compromisso Social.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.