ObserveUnB: Observatório da Rede de Colaboração Científica da Universidade de Brasília

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo apresenta a definição e o desenvolvimento doObserveUnB, um observatório da rede de colaboração científica eacadêmica na Universidade de Brasília (UnB). O foco do ObserveUnBé representar a rede de colaboração científica e potencializar suaampliação por meio da descoberta de potenciais parcerias. OObserveUnB utiliza informações existentes nos Currículos Lattesdos pesquisadores da UnB, nos grupos de pesquisa certificados pela instituição no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e nas bases dedados dos sistemas acadêmicos e de pessoal. O projeto do ObserveUnBcontempla ainda a extensão da ontologia Conscientias (base do Lattes)e a definição de um modelo de reputação dos participantes da rede.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Célia Ghedini Ralha
  • Denise Bomtempo Birche de Carvalho
  • Gabriela Netto Guerra
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

RALHA, C. G.; CARVALHO, D. B. B. DE; GUERRA, G. N. ObserveUnB: Observatório da Rede de Colaboração Científica da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 22, 1 abr. 2014.

Seção

Experiências

Publicado:

Abr 1, 2014
Palavras-chave:

Observatório. Colaboração Científica. Programa de Pós-Graduação. Ontologia. Modelo de Reputação. ObserveUnB.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.