Orientação coletiva: uma experiência bem-sucedida

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo versa sobre uma metodologia utilizada para complementar a orientação individual dos pós-graduandos em seus projetos de pesquisa. Essa metodologia foi desenvolvida coletivamente a partir da experiência pessoal de um professor da pós-graduação. O objetivo da proposta foi o de amenizar o processo solitário e desconhecido vivenciado por seus orientandos, bem como possibilitar a construção de novos conhecimentos na medida em que compartilhassem suas descobertas e apoiassem uns aos outros durante a elaboração da sua pesquisa. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Patricia Brant Mourão Teixeira Mendes Diretora de projetos da Participare Instituto de Meio Ambiente e Cidadania.
  • Wanderley da Silva Paganini Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).
  • Miriam Moreira Bocchiglieri Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Biografia
Patricia Brant Mourão Teixeira Mendes, Diretora de projetos da Participare Instituto de Meio Ambiente e Cidadania.
Pós-doutorado no Laboratoire Cresson- UMR CNRS 1563 Ambiances- Architecturales et Urbaines, Grenoble, France.Doutora em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Univesidade de São Paulo. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora de projetos da Participare Instituto de Meio Ambiente e Cidadania (terceiro setor), Consultora em Projetos Socioambientais
Wanderley da Silva Paganini, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).
Livre Docente em Saneamento Básico e Ambiental, Doutor e Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP. Engenheiro Sanitarista pela FSP?USP. Engenheiro Civil pela UNESP de Bauru/SP. Superintendência de Gestão Ambiental da SABESP
Miriam Moreira Bocchiglieri, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
DOUTORADO EM CIÊNCIAS - SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA. ENGENHEIRA - COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - SABESP
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MENDES, P. B. M. T.; PAGANINI, W. DA S.; BOCCHIGLIERI, M. M. Orientação coletiva: uma experiência bem-sucedida. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 24, 20 maio 2015.

Seção

Experiências

Publicado:

Mai 20, 2015
Palavras-chave:

metodologia de orientação interdisciplinar, orientação coletiva, espaço de aprendizagem, espaço de acolhimento.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.