Cooperação internacional científica e tecnológica: o caso do Fórum de Diálogo IBAS – Índia, Brasil e África do Sul (2003 – 2010)

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Ciência e Tecnologia são comumente identificadas como vetores significantes ao desenvolvimento, especificamente num contexto de economia do conhecimento. O IBAS é um fórum de diálogo e de iniciativas de cooperação trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul, cujos principais objetivos são coordenar sinergicamente suas políticas internacionais, por um lado, e facilitar a cooperação trilateral, por outro. Por meio da leitura do debate teórico sobre relações internacionais, cooperação científica e tecnológica e Fórum IBAS, além da análise de discursos políticos e acordos internacionais, o objetivo deste artigo é o de investigar o estado da arte da cooperação internacional científica e tecnológica no âmbito do Fórum. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Fabricio Padilha Pereira da Silva Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu)
Biografia
Fabricio Padilha Pereira da Silva, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu)
Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PADILHA PEREIRA DA SILVA, F. Cooperação internacional científica e tecnológica: o caso do Fórum de Diálogo IBAS – Índia, Brasil e África do Sul (2003 – 2010). Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 27, 21 out. 2014.

Seção

Debates

Publicado:

Out 21, 2014
Palavras-chave:

Cooperação Internacional. Ciência & Tecnologia. IBAS.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.