Indicadores para a avaliação da produtividade em pesquisa: a opinião dos pesquisadores que concorrem a bolsas do CNPq na área de Biociências.

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A avaliação da produção científica de um pesquisador é decisiva na concessão de auxílios de pesquisa por agências de fomento. O processo avaliativo para obtenção da bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi objeto de estudo deste trabalho, desenvolvido por meio de questionário aplicado aos pesquisadores, no qual os entrevistados poderiam livremente comentar sobre o atual cenário avaliativo e propor sugestões. Os resultados indicam que os pesquisadores respondentes demandam aplicação de rigor, ética e integridade na avaliação de projetos de pesquisa, e que se valorize o mérito da pesquisa, evitando-se apenas a quantificação de itens do Currículo Lattes (CV Lattes). Valorizou-se a ponderação de novos aspectos da pesquisa cooperativa, a nucleação de novos grupos e o impacto social da pesquisa em termos de geração de produtos e processos capazes de solucionar problemas da sociedade ou de provocar mudanças de conceitos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Alexandre Rodrigues de Oliveira Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
  • Carlos Fernando de Mello Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisiologia.
Biografia
Alexandre Rodrigues de Oliveira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas e mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Atualmente é analista em ciência e tecnologia na Coordenação do Programa de Pesquisa em Biociências (COBIO) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Carlos Fernando de Mello, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisiologia.
Graduado em Medicina, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Neuroquimica pela University of Kentucky, EUA. Atualmente é professor associado IV do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Santa Maria e orientador dos PPGs: PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (mestrado e doutorado) e PPG em Farmacologia da UFSM (mestrado e doutorado) do qual foi Coordenador desde março de 2011 e até abril de 2014. De 2007 a 2009 desempenhou a função de Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

OLIVEIRA, A. R. DE; MELLO, C. F. DE. Indicadores para a avaliação da produtividade em pesquisa: a opinião dos pesquisadores que concorrem a bolsas do CNPq na área de Biociências. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 25, 9 dez. 2014.

Seção

Estudos

Publicado:

Dez 9, 2014
Palavras-chave:

Produção científica, Avaliação, Indicadores produtividade científica

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.