Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação

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Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o processo de orientação de mestrandos e doutorandos em programas de pós-graduação. A partir da revisão de literatura realizada, definimos três responsabilidades de formação do estudante pelo orientador (pesquisador, professor e profissional), e delimitamos ainda seis dimensões de consideração (intelectuais, sociais, contextuais, emocionais, morais e políticas). Com base nessa delimitação, propomos um conjunto de características e atividades para a formação tanto de mestres quanto de doutores.Para concluir, fazemos algumas considerações e recomendações sobre práticas a serem implementadas e a serem evitadas durante o processo de orientação.

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Autores
  • Francisco José Costa Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Administração.
  • Socorro Cláudia Tavares Sousa Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
  • Anielson Barbosa Silva Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Administração.
Biografia
Francisco José Costa, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Administração.
Doutor em Administração (EAESP/FGV) e professor de Administração da Universidade Federal da Paraíba
Socorro Cláudia Tavares Sousa, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
Doutora em Linguística (UFC) e professora de Política e educação Lingística da Universidade Federal da Paraíba.
Anielson Barbosa Silva, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Administração.
Doutor em Engenharioa da Produção (UFSC) e professor de Administração da Universidade Federal da Paraíba.
Referências

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Como Citar

COSTA, F. J.; SOUSA, S. C. T.; SILVA, A. B. Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 25, 6 mar. 2015.

Seção

Debates

Publicado:

Mar 6, 2015
Palavras-chave:

Pós-graduação. Docência. Orientação. Modelo.

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