A pós-graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul: interiorização e redução de assimetrias em uma região de fronteira

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma das 18 universidades públicas federais criadas a partir de 2003 no Brasil. A criação da UFFS, numa região de fronteira, é parte e resultado de um processo singular, que pode ser considerado sui generis no conjunto das universidades públicas e no interior da própria história da educação superior brasileira. A UFFS incorpora o universo da fronteira (território, sociedade e cultura) em seu próprio nome, razão pela qual foi tomada como referência empírica para os propósitos deste artigo. Pretende-se descrever a experiência de implantação da UFFS, com o intuito de compreender como uma universidade sediada numa região de fronteira se concebe e se relaciona com as temáticas e as problemáticas de seu entorno. A descrição e a análise se concentrarão, em especial, no processo de concepção e implantação da pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Joviles Vitório Trevisol Universidade Federal da Fronteira Sul
Biografia
Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul
Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

TREVISOL, J. V. A pós-graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul: interiorização e redução de assimetrias em uma região de fronteira. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 28, 5 out. 2015.

Seção

Experiências

Publicado:

Out 5, 2015
Palavras-chave:

Educação Superior. Pós-Graduação. Região de Fronteira. UFFS.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.